CIDADES

Asfalto comunitário já é realidade em Cáceres

Publicado

O Programa de Asfalto Comunitário (PASCOM), com a participação da comunidade, já é uma realidade em Cáceres. A pavimentação de algumas ruas do bairro Santa Efigênia já foi entregue e já estão na lista 8 ruas para começar o processo de pavimentação.

Para que o asfalto aconteça é necessário que os moradores da rua se reúnam entre si e que tenha 70% de adesão ao PASCOM. Depois é marcada uma reunião na Secretária de Planejamento, localizada na Prefeitura, onde a equipe se desloca até o local e apresenta o Programa de Asfalto Participativo, de acordo com as orientações dos profissionais de engenharia da Secretaria de Infraestrutura e Logística que fazem uma planilha de custo

O prefeito de Cáceres, Francis Maris Cruz, explicou que o dinheiro que os moradores contribuírem será para pagar somente o insumo asfáltico e a prefeitura oferecerá a mão de obra, o trabalho de engenharia, topografia e maquinários para a execução dos serviços. “Nós compramos todos os equipamentos necessários para que o nosso asfalto tenha um custo de 40% a menos do que o de uma empreiteira”, assinalou Francis.

O morador da rua Martins Wilhans, Leudson Galdino, disse que apoia essa parceria e agradece a Prefeitura por ter a oportunidade de ver a sua rua asfaltada. “Eu sei que a cidade tem uma baixa arrecadação e que se formos esperar recursos federais talvez nunca tenhamos o asfalto e com essa parceria com a Prefeitura o sonho pode tornar se realidade”, afirmou o morador.

A secretária de Planejamento, Nelci Eliete Longhi, contou que o programa de asfalto participativo é gerido pelo Fundo de Desenvolvimento do Município, que ele é quem gerencia o financeiro e que é deliberativo. “O valor que os munícipes depositam entram em uma conta no banco com o nome da rua. Quem faz o pagamento dos insumos é o Fundo. E a Prefeitura está fechando uma negociação com o banco para que o morador possa financiar esse valor e pagar em longas e suaves prestações”, ressaltou Nelci.

 

Fonte: AMM
Comentários Facebook
Leia mais:  Prefeito volta a pedir recursos para obra do cais do porto em Araguaiana
publicidade

CIDADES

Nova Santa Helena se prepara para o Censo 2020

Publicado

Essa semana a Prefeita de Nova Santa Helena, Terezinha Carrara, recebeu em seu gabinete a equipe da Coordenadoria Regional do IBGE de Sorriso-MT para tratativas relacionadas a realização do Censo Demográfico 2020 no munícipio.

Na oportunidade estiveram presentes os titulares das Secretarias de Educação, Saúde, Finanças, Engenharia, Obras, e demais pastas, departamentos e repartições da Governabilidade Municipal.

Durante a reunião de planejamento e acompanhamento do Censo 2020, a Prefeita Terezinha Carrara destacou a importância do recenseamento para que a Gestão possa planejar, definir, priorizar e implementar as políticas públicas e os investimentos em todos os setores.

As atividades da pesquisa de campo irão ocorrer entre os meses de agosto e outubro do próximo ano. Nos levantamentos, serão colhidas informações sobre características dos moradores, domicílios, migração, nupcialidade, educação, trabalho e rendimento, entre outros temas.

“Aqui em Nova Santa Helena a Prefeita Terezinha Carrara formalizou o apoio incondicional ao IBGE, desta forma garantiremos a presença efetiva dos recenseadores nas residências do perímetro urbano e rural, de agosto a outubro de 2020. A Prefeitura irá nos fornecer o espaço físico, sinal de internet e o apoio logístico para que possamos aplicar o questionário eletrônico em todos os domicílios com coletas precisas, fundamentais e que retratarão a realidade socioeconômica e demográfica do município”, disse o Coordenador de Área do IBGE, Pedro Spoladore Ferreira dos Reis.

O Censo Demográfico e realizado a cada 10 anos e é a principal fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população, bem como norteia o planejamento das políticas públicas e tomadas de decisões de investimentos tanto pela iniciativa privada quanto pelos governos municipal, estadual e federal.

Fonte: AMM
Comentários Facebook
Leia mais:  “Captação de água do Sepotuba é um sonho da população de Tangará”, afirma Wesley Torres
Continue lendo

CIDADES

Prefeitura finaliza primeira quadra de esportes municipal

Publicado

Está em fase de finalização a primeira quadra poliesportiva municipal de Araguaiana. A obra é viabilizada pelo MEC e foi retomada na atual gestão do município, que também investe recursos para sua conclusão.

A quadra está sendo construída na Escola Municipal Laura Vicuña e deve ficar pronta nos próximos dias. Atualmente Araguaiana não conta com esse tipo de estrutura, administrada pela rede municipal. Para praticar esportes, os jovens têm apenas a quadra coberta da escola estadual e o ginásio do município.

A administração do prefeito Getúlio Dutra (PSDB), pegou a obra pela metade, abandonada pela empresa contratada para executá-la, quando assumiu, em 2017. O município então licitou a empreita novamente e investiu mais de R$ 80 mil com recursos próprios, além dos repasses federais, através do MEC, para que a construção andasse.

“Nos temos buscado fazer gestão nessas áreas estratégicas. O esporte é um valor para a saúde dos jovens e ajuda na inclusão social”, destaca o prefeito. Em entrevista ao Semana7, ele avalia que o município tem investido massivamente, não só em educação, mas também em outros setores.

Na saúde, a extensão do PSF também foi encontrada, no início da gestão, abandonada. Com recursos próprios, o município retomou a obra e prevê a conclusão dentro de seis meses.

A reforma do prédio que dará lugar a Secretaria Municipal de Saúde também está em fase de conclusão. No centro da cidade, as futuras instalações da pasta visam atender a um termo de ajustamento de conduta (Tac) com o Ministério Público Estadual. “Hoje a secretaria encontra-se na prefeitura, onde o espaço é apertado”, destaca o prefeito. Segundo ele, a saúde é um dos focos e hoje, além de estrutura, carece de logística. Por isso, o município adquiriu uma ambulância para os casos de pacientes que precisam ser transferidos para Barra do Garças, a 56 km.

Fonte: AMM
Comentários Facebook
Leia mais:  “Captação de água do Sepotuba é um sonho da população de Tangará”, afirma Wesley Torres
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Polícia MT

Mato Grosso

Política MT

Política Nacional

Economia

Mais Lidas da Semana