Colíder

Lideranças indígenas e autoridades debatem em Colíder reforma da CASAI e mudança da sede.

Publicado

Em uma reunião realizada ontem entre o prefeito Noboru Tomiyoshi, vereadores e lideranças  indígenas, ficou definida a mudança da Casa de Saúde Indígena (Casai) para a sede do Consórcio Portal da  Amazônia.

A mudança  se faz necessária  para as obras de reforma da atual Casai. O prédio receberá uma revitalização geral.

Rodrigo Meira Ribeiro, coordenador do Dsei Caiapó, agradeceu ao prefeito pelo apoio. “Esse prédio vai ser importante para acomodar o pessoal das aldeias que vem ser atendido na Casai”.

O prefeito destacou que a reunião foi importante para firmar esse acordo com a comunidade  indígena que é extremamente  importante  para o município de Colíder, utilizando o serviço do hospital regional, do comércio local e agências bancárias.

“Somos parceiros e temos esse bom entendimento. A unidade da Casai precisa de uma ampla reforma e não é possível fazer com a presença  de pacientes dentro dela” explicou Noboru.

Por: Ângela Fogaça Nortão Online

Comentários Facebook
Leia mais:  Colíder realiza hoje sábado o dia D da Campanha de Vacinação contra o Sarampo.
publicidade

Colíder

Unemat realiza Encontro Interdisciplinar em Colíder.

Publicado

Começou ontem à noite (20) e vai até sexta-feira, o I Encontro Interdisciplinar para calouros e veteranos da Unemat em Colíder.
O evento reuniu os acadêmicos dos cursos de Biologia, Agronomia e Direito. Para os alunos de Direito, serviu como aula inaugural.
O evento tem como objetivo central promover as ações no campo dos Direitos Humanos incorporadas às atividades de extensão da universidade, buscando dessa maneira garantir o conhecimento dos conteúdos contextualizados em componentes relacionados à promoção da cidadania plena, com ênfase na superação dos preconceitos étnicos e raciais.
Visa ainda fomentar a compreensão das dimensões éticas dos profissionais das áreas da Agronomia, Biologia e Direito.
Participaram ontem da abertura do evento o prefeito Noboru Tomiyoshi; Gustavo Caione – Coordenador do Curso de Agronomia; Vívian Lara Cáceres Dan – Coordenadora do Curso de Direito: Ralf Hermes Siebiger – Diretor Politico Pedagógico Financeiro, entre outras autoridades.
Confira a programação de palestras para hoje e amanhã:
21/11/2019- Quinta-feira
19h30min às 23h – Mesa Redonda:
TEMA: A EFETIVIDADE DA PROTEÇÃO DOS DIREITOS DOS POVOS INDÍGENAS E COMUNIDADES TRADICIONAIS
Conferencista: Profª  Mayalú Kokometi Waurá Txucarramãe
Conferencista: Profa. Dra. Vivian Lara Cáceres Dan
22/11/2019- Sexta-Feira
19h às 23h – Mesa Redonda
TEMA:  DIÁLOGOS SOBRE A ÉTICA SOCIOAMBIENTAL NO EXERCÍCIO DAS PROFISSÕES
Conferencista: Prof.ª Me. Ana Luísa Araújo de Oliveira
Conferencista: Prof. Me. Carmino Emidio Júnior
Conferencista: Prof. Me. Fernando Henrique da Silva Horita (Representante do curso de Direito – FASIPE).

Fonte: Nortão OnlinePor: Angela Fogaça

Leia mais:  Colíder:PM recupera moto furtada em Itaúba.

Comentários Facebook
Continue lendo

Colíder

Colíder: Polícia prende parte da quadrilha que roubou várias carretas no nortão do estado

Publicado

Os policiais militares de Colíder, acionaram a guarnição da polícia militar da cidade de Nova Santa Helena, cerca de 32Km de Colíder, por volta das 07h30min de ontem, quarta-feira (20), informando que deslocavam em direção a cidade de Santa Helena, um veículo da marca Volkswagen modelo Voyage de cor prata, sendo que dentro do mesmo tinha três elementos no VW Golf branco e um veículo da marca Fiat, possivelmente um Fiat branco, e possivelmente que teria uma mulher loira com o grupo.

Sendo que estes são os suspeitos de praticarem “Roubos” de duas carretas de combustível na cidade de Guarantã do Norte/MT, diante das informações repassadas para a guarnição, os policiais de Colíder, diligenciaram para a rodovia MT-320, logo avistou o referido veículo, e durante abordagem foi localizado os suspeitos Luis Ricardo da Silva Pergo, 27 anos, Francismar Chrisostomo de Barros e Rodrigo de Moura Silva, 36 anos, morador do Bairro Três Barras na cidade de Cuiabá/MT.

Com eles, os policiais encontraram 14 munições de calibre .9mm intactas, um carregador de pistola com capacidade de 15 munições de calibre .9mm, uma porção de entorpecente “Cocaína”, R$ 336,00 (Trezentos e Trinta e Seis Reais) em moeda corrente, quatro aparelhos de celular, sendo um da marca LG do modelo K12, um Samsung de modelo J7, um Samsung de modelo J6, um Samsung de modelo J5, uma arma de fogo Pistola de calibre .9mm de uso restrito que se encontra se encontrava embaixo do banco traseiro, de  onde estava o suspeito Francismar.

Leia mais:  Padrasto é preso por envolvimento em exploração sexual de adolescente em Colíder

Sendo que o suspeito não tive o tempo de reação em decorrência da abordagem policial, durante a confecção do B.O. foi informado o Sgtº PM Aloísio, o qual constatou que a vítima de “Roubo” na data do dia (14), ocorrido na cidade de Guarantã do Norte, aonde a vítima do “Roubo” naquela cidade teria entrado em contato com a polícia militar de Colíder, informando à localização através do GPS do seu celular, produto do “Roubo”  e apontava localização dos suspeitos, que estariam hospedados no Hotel do Zeca, que inclusive teria enviado fotos comprovando os fatos.

Em posse das informações os policiais, diligenciaram até o local, aonde confirmaram, que os mesmos teriam estado lá, porém já haviam deixado hotel tomando rumo à cidade de Nova Santa Helena, aonde foi contactado à guarnição daquela cidade é informando os fatos, é um cerco foi realizado possibilitando à abordagem e prisão dos suspeitos.

No momento que os policiais, faziam o BO no NPM, foi constatado que o numero de RG informado pelo mesmo, não batia os dados repassados pelo suspeito Francismar, o qual confessou, que responde à vários crimes, sendo (Homicídio, Roubo entre outros), e que estaria foragido da justiça;      Já o suspeito Rodrigo, confessou em entrevista, que teria agido nos “Roubos” de dois caminhões tanques na cidade de Guarantã, porém não soube informar o paradeiro dos mesmos, ao checarem a documento de identificação de José Antônio Ribeiro, não condizia com nenhuma checagem no sistema integrado, indagado posteriormente o mesmo falou, que seu nome era Francismar Chrisostomo de Barros.

Leia mais:  Colíder:Dois são detidos em posse de animais silvestres, peixes e armas de fogo.

O suspeito Francismar, foi reconhecido em outro “Roubo”,  ocorrido na data de terça-feira (19/11), na cidade de Colíder, aonde foi levado um caminhão na marca Scania modelo 113 de cor azul emplacamento “5837” na marca Scania e da carreta emplacamento JYR 1625, carregado com 18 paletes de cerveja, ainda não foi reconhecido ainda o suspeito do veículo Voyage de cor prata, o qual fez à abordagem do “Roubo”, ainda foi reconhecido com os que estavam com os suspeitos detidos.

Os suspeitos foram encaminhados juntamente com o material vinculado para delegacia de Itaúba, observação não foi informado pela vítima de Guarantã sobre a presença de um Golf branco e um Palio branco e também a referida mulher, suspeita de compor o grupo, que estaria fugindo no Palio.

Fonte: Redação Colidernews

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Polícia MT

Mato Grosso

Política MT

Política Nacional

Economia

Mais Lidas da Semana