Mato Grosso

Secel abre consulta pública para o Plano Estadual de Esporte e Lazer

Publicado

A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) abriu consulta pública para construção do plano estadual que norteará as políticas públicas de esporte e lazer do Estado nos próximos anos. Os interessados em participar da formulação têm até o dia 1º de dezembro para apontar suas contribuições e comentários.  O Plano e o formulário de consulta estão disponíveis em: colab.esportes.mt.gov.br, uma plataforma criada para ampliar a participação social nos processos da pasta.

“O Plano Estadual de Esporte e Lazer é uma demanda desde 1999. E neste ano, nessa nova gestão, começamos a construí-lo. Elaboramos o documento, já enviamos para análise do Conselho Estadual do Desporto (Consed) e agora está disponível para receber sugestões externas. Após tudo isso,vamos ainda debatê-lo em audiência pública para que assim o plano seja finalizado e comece a ser implantado”, explica o secretário adjunto de Esporte e Lazer da Secel, Jefferson Carvalho Neves.

Com foco na democratização de práticas esportivas e de lazer para toda a sociedade mato-grossense, o plano busca estabelecer avanços na criação de espaços de práticas esportivas e na valorização dos profissionais da área. Além disso, tem o objetivo de promover um debate sobre o esporte e lazer enquanto política pública, como direito de todo cidadão.

Leia mais:  Governo deposita prêmios de entidades filantrópicas indicadas por ganhadores

A proposta inicial do documento está dividida em sete eixos: esporte e educação, esporte de rendimento, iniciação esportiva, esporte de participação, esporte de inclusão, profissionais e estruturas de esporte e lazer. Os interessados também poderão sugerir alterações nas metas propostas no plano.

Para o titular da Secel, Allan Kardec, a construção do plano estadual simboliza um importante passo para democratizar o  acesso ao esporte e ao lazer, atendendo um anseio antigo da sociedade mato-grossense. 

“Pela primeira vez, Mato Grosso terá seu plano de esporte e lazer. Promover essa elaboração conjunta é um marco para nossa gestão. Essa consulta permite a participação de todos os segmentos de forma democrática e transparente. Junto com a sociedade, vamos construir políticas e ações de fomento e melhorias da cidadania esportiva e de lazer no Estado”, arremata Kardec.

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Saúde abre sete vagas para residência médica em Mato Grosso

Publicado

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) abriu, por meio da Escola de Saúde Pública de Mato Grosso, processo seletivo para médicos interessados em participar dos Programas de Residência Médica, credenciados pela Comissão Nacional e desenvolvidos em parceria com o Ministério da Educação.

São ofertadas 2 vagas de Ortopedia e Traumatologia para o Hospital Metropolitano de Várzea Grande, 1 vaga de psiquiatria para o Hospital Adauto Botelho (Ciaps), 2 vagas de Pediatria e 2 da área de Cirúrgica Básica, ambas para o Hospital Regional De Cáceres.

As inscrições são gratuitas e serão feitas exclusivamente via internet, por meio de preenchimento de formulário disponibilizado neste link até às 23h59 (horário de Cuiabá) do dia 08 de dezembro de 2019.

A SES-MT irá divulgar as inscrições deferidas e indeferidas no dia 16 de dezembro no site da Secretaria (www.saude.mt.gov.br). As provas serão divididas em duas fases: teórica, de caráter eliminatória e classificatória, e de análise curricular.

A prova teórica ocorrerá no dia 06 de fevereiro de 2020, na Escola de Saúde Pública. A divulgação do resultado da prova teórica vai ser no dia 13 de fevereiro de 2020, no site da SES-MT. Já o resultado final do processo seletivo, após análise da ficha de pontuação curricular, será divulgado no dia 21 de fevereiro de 2020. A atividade dos médicos selecionados está prevista para começar a partir de 02 de março de 2020.

Leia mais:  Análise de processos de aposentadoria ficará mais ágil com núcleo da Procuradoria

O Edital do Processo Seletivo Unificado de Residência Médica 2020 está disponível neste link.

Outras informações poderão ser obtidas pelo e-mail: residenciamedica2020@ses.mt.gov.br.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

CGE promove Seminário de Prevenção e Repressão à Corrupção na segunda-feira

Publicado

Em celebração ao Dia de Combate da Corrupção, a Controladoria Geral do Estado (CGE-MT) promoverá o Seminário Prevenção e Repressão à Corrupção, na próxima segunda-feira (09.12), a partir das 8 horas, no auditório Gilson de Barros, em Cuiabá.

O Seminário, que faz parte da programação do CGE 40 anos, tem como objetivo debater e atualizar os servidores da área de correição sobre os principais desafios ao combate à corrupção, especialmente, em como a corregedoria desempenha um importante papel para fortalecer a cultura da integridade nos setores públicos e privados.

O evento tem como público alvo auditores da CGE, servidores da setoriais de Correição e Corregedorias dos outros poderes, como Delegacia Fazendária, Ministério Público do Estado e Assembleia Legislativa.

A programação que ocorrerá o dia todo contará com quatro palestras e um painel conduzidos por renomadas autoridades e estudiosos da atividade correcional dentro da administração pública e privada.

O evento terá início com o painel “Responsabilização de Pessoas Jurídicas – Técnicas de Investigação, Acordo de Leniência e Cooperação entre os Órgãos de Controle”, com o auditor da CGE, Rodrigo Amorin, como moderador.

Leia mais:  Sustentabilidade é tema de Feira de Ciências em General Carneiro

O tema da primeira palestra será “Investigações Administrativas com base na Lei nº 12.846/2013”, com o delegado de Polícia do Espírito Santo, Leandro Piquet. Ele atuou como adjunto de Corregedoria da Secretaria de Controle e Transparência – Secont/ES.

O outro palestrante será o diretor do Departamento de Patrimônio Público e Probidade da Procuradoria-Geral da União/AGU, Vanir Fridriczewski, que debaterá sobre “Acordo de Leniência – desafios, tendências e cooperação entre órgãos de controle – a experiência da AGU/CGU em acordos de leniência”.

A programação da tarde terá mais duas palestras. Sendo a primeira com o juiz de Direito, Eduardo Calmon, que explanará sobre “Improbidade administrativa e a sua repercussão na seara disciplinar”.

Encerrando a programação, a advogada Caroline Rodrigue da Silva, do Escritório Pironti Advogados, que irá abordar o tema “Compliance nas contratações públicas – mecanismos de prevenção e tendências legislativas”.

Função preventiva

O Programa “CGE ORIENTA – Estado Íntegro e Eficaz” foi lançado em julho como parte das comemorações dos 40 anos da CGE.  Integrante da função pedagógica e preventiva de atuação da Controladoria, a ação tem como objetivo a promoção da integridade e do aperfeiçoamento da gestão pública mediante a oferta continuada e direcionada de orientações e capacitações a gestores, servidores públicos, empresas com contratos vigentes ou com interesse em estabelecer negócios com o Poder Executivo do Estado de Mato Grosso.

Leia mais:  IML busca a identificação de homem encontrado em vala parcialmente carbonizado

Além palestras e oficinas, também está programada a elaboração de manuais sobre gestão e fiscalização de contratos, execução da despesa pública, adesão a registros de preços e de orientações básicas de procedimentos a serem observados por novos gestores.

Inscrições

As inscrições ainda podem ser feitas até sexta-feira (06.12), no site www.controladoria.mt.gov.br. As vagas são limitadas.

Clique aqui para fazer sua inscrição. 

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Polícia MT

Mato Grosso

Política MT

Política Nacional

Economia

Mais Lidas da Semana