Mato Grosso

Seplag doa mais de meia tonelada de alimentos para instituição filantrópica

Publicado

A Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), por meio da Secretaria Adjunta de Administração Sistêmica, entregou na última sexta-feira (01.10) 580 kg de alimentos arrecadados durante ação de comemoração ao Dia do Servidor. Os alimentos não perecíveis foram entregues à instituição filantrópica Casa da Mãe Joana.

A escolha da entidade foi mediante sorteio realizado pela Seplag. A secretária adjunta de Administração Sistêmica, Eliane Albuquerque, destacou a importância da pasta ao realizar esta ação. “Como nossa Secretaria é o órgão central de gestão de pessoas do Estado procuramos realizar uma forma de integrá-la com a sociedade”, disse.

O presidente da Casa da Mãe Joana, Paulo Rogério Rodrigues, afirmou que os alimentos chegaram em boa hora, tendo em vista que instituição passa por problemas para se manter. “Os alimentos arrecadados serão muito úteis e nos ajudarão no funcionamento da entidade. Infelizmente, as doações têm diminuído”, disse.

A Casa da Mãe Joana atualmente atende 60 pessoas e se mantém por meio de contribuições realizadas por instituições como igrejas, empresas, escolas, órgãos públicos, entre outras organizações.

Leia mais:  Órgãos definem medidas para mitigar impactos no Rio Teles Pires

(Supervisão de texto de Nayara Takahara).

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Alta Floresta receberá a 1ª Oficina Regional do Sistema Integrado de Agricultura Familiar

Publicado

A Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf-MT) e o Instituto Centro de Vida (ICV) realizarão na sexta-feira (06.12), a partir das 8h, na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Alta Floresta, a primeira oficina regional para divulgação do Sistema Estadual Integrado da Agricultura Familiar (SEIAF) e orientação sobre os procedimentos necessários à adesão dos municípios ao Sistema.

As oficinas têm o objetivo de compartilhar informações sobre o Sistema, bem como demonstrar a ferramenta eletrônica (e-SEIAF), criada para a adesão dos municípios ao SEIAF. A ferramenta atuará na coleta de dados primários da agricultura familiar e na pactuação de metas para o fortalecimento do setor. 

O SEIAF é uma iniciativa do Governo do Estado de Mato Grosso que vem sendo construída no âmbito do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRS), sob a coordenação da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SEAF).

A série de oficinas envolve a realização de cinco encontros regionais, que terão a participação de representantes de órgãos municipais, estaduais e federais, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), representante do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRS), representantes dos Consórcios Intermunicipais de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental, instituições de ensino, pesquisa e extensão, movimentos sociais do campo, associações, cooperativas, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR), Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (EMPAER), classe política, terceiro setor e iniciativa privada.

Leia mais:  MT vai receber R$ 23,8 milhões para combater queimadas e desmatamento

O projeto de construção do SEIAF conta com o apoio financeiro da Parceria para Ação pela Economia Verde (PAGE), sendo o Sistema um dos principais instrumentos para a implementação da Política e do Plano Estadual da Agricultura Familiar. Nas oficinas regionais serão coletados subsídios para o aprimoramento da proposta do SEIAF e sua posterior institucionalização.

Calendário das oficinas regionais

06/12/2019, em Alta Floresta – Carlinda, Paranaíta, Apiacás, Nova Monte Verde e Nova Bandeirantes 

10/12/2019, em Querência – Água Boa, Ribeirão Cascalheira e Canarana 

17/12/2019, em Cotriguaçu – Colniza, Aripuanã, Juruena, Juína, Juara e Castanheira 

14/01/2020, em Pontes e Lacerda – Cáceres, Vila Bela da Santíssima Trindade, Porto Esperidião, Comodoro, Jauru, Araputanga, Mirassol D’Oeste, Nova Lacerda e Conquista d’Oeste 

16/01/2020, em Cuiabá – Poconé, Diamantino, Rosário Oeste, Nobres, Santo Antônio do Leverger, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Jangada, Nossa Senhora do Livramento, Acorizal, Várzea Grande, Pedra Preta e Rondonópolis.

Serviço

Os interessados em participar das oficinas regionais poderão entrar em contato com o responsável pelo Instituto Centro de Vida (ICV), Eriberto Muller pelo telefone (66) 9 9222-5856 ou pelo e-mail: eriberto.muller@icv.org.br

Leia mais:  Sema retira de circulação créditos falsos que liberavam comercialização de madeira
Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Advogado apontado como mandante de roubo contra ex-esposa é preso pela Polícia Civil

Publicado

Um advogado, apontado como mandante de um roubo ocorrido em Nova Bandeirantes (1.026 km ao Norte de Cuiabá), foi preso pela Polícia Judiciária Civil, na manhã desta quarta-feira (04.12), na última fase da operação “Prudentia”, deflagrada para cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão domiciliar.

O suspeito E.C.A. foi preso em ação da Delegacia de Polícia do município com apoio da Delegacia de Polícia de Nova Monte Verde. Ele foi identificado como responsável pelo planejamento do roubo com restrição de liberdade, praticado contra sua ex-esposa e filha.

Segundo as investigações, o crime foi motivado após a separação do casal, quando a vítima não aceitou reatar o relacionamento com o suspeito. Por não aceitar o término, o advogado arquitetou o assalto visando o prejuízo patrimonial e psicológico, para fragilizar e convencer a vítima a retomar o casamento.

O crime aconteceu na madrugada do dia 07 de agosto, quando os dois suspeitos (pai e filho) contratados pelo advogado entraram na casa das vítimas (ex-mulher e filha, de 13 anos), que foram rendidas e trancadas no banheiro. Na ação criminosa, os suspeitos levaram joias, aparelhos celulares, notebook e um carro HB20 que foi um presente dado pelo ex-marido.

Leia mais:  Cuiabá sedia pela primeira vez oficina sobre normas de segurança em aeroportos

Durante a fuga, o suspeito que conduzia o veículo roubado capotou o automóvel na Rodovia MT-208. Ambos executores do roubo foram presos e em interrogatório, apontaram o E.C.A. como o mandante do crime mediante promessa de recompensa. O suspeito auxiliou materialmente os contratados tanto antes quanto após o crime.

Diante dos indícios, a Polícia Civil representou pelo pedido de prisão contra o advogado e de busca e apreensão na casa e no escritório do investigado, decretados pela Justiça.

De posse das ordens judiciais, os policiais civis de Nova Bandeirantes e de Nova Monte Verde efetuaram a prisão de E.C.A, que depois de preso foi ouvido e posteriormente recolhido ficando à disposição do Poder Judiciário.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Polícia MT

Mato Grosso

Política MT

Política Nacional

Economia

Mais Lidas da Semana