Pesquisar
Close this search box.

128 homens foram presos no 1° semestre por cometerem violência contra a mulher no nortão.

“Agosto Lilás”, a campanha nasceu em 2016 como forma de comemorar os 10 anos de sanção da Lei Maria da Penha (11.340 de 07/08/06), que cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, assim como, sensibilizar e conscientizar a população sobre o crime, divulgar os serviços especializados da rede de atendimento a mulher e os mecanismos de denúncias existentes.

No mês de agosto do ano de 2020, o 15º Comando Regional aderiu a campanha “Agosto Lilás”, desenvolvendo um trabalho de conscientização e prevenção ao crime de violência doméstica e familiar, pois todo ato de violência contra a mulher é um “ATO DE EXTREMA COVARDIA”.

Conforme dados levantados pelo departamento de planos, operações e estatística (DPOE/15CR), no primeiro semestre de 2021 foram registrados 227 boletins de ocorrência na área do 15º Comando Regional referente a violência doméstica e familiar, sendo conduzidas 128 homens a delegacia de polícia civil, assim como, apreendida 08 armas de fogos e 14 armas branca (faca, facão, etc) relacionadas com as ocorrências registradas.

No estudo realizado ficou evidenciado que, na maioria dos casos registrados, 130 ocorrências, o agressor se utiliza de sua superioridade física ou força muscular para cometer a violência, (subjugar, agredir ou oprimir). Em seguida se destaca as agressões verbais, 42 ocorrências, com ofensas e xingamentos, que por vezes o agressor deixa o registro eletrônico em aplicativos de conversação ou redes sociais.

Ademais, a conscientização e a divulgação de informações com medidas de prevenção são essenciais para reduzir esses números e coibir a pratica de violência contra mulher.

Por/ PMMT

Comentários Facebook

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade