Política MT

AL convoca secretária de Estado para explicar combate às queimadas em MT

Publicado

Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

A Assembleia Legislativa aprovou, em sessão ordinária na manhã desta quarta-feira (28), requerimento de autoria do deputado estadual Wilson Santos (PSDB) que convoca a secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzareti, para prestar informações a respeito das queimadas em Mato Grosso.

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Brasil registrou no período de janeiro a 19 de agosto um aumento de 83% das queimadas em relação ao mesmo período de 2018. Já foram registrados mais de 72 mil focos de incêndio.

Mato Grosso lidera o ranking de queimadas na região da Amazônia com mais de 14 mil focos acumulados até o momento, de acordo com levantamento feito pelo Inpe.

“O que desejamos é saber quais ações estão sendo adotadas pelo governo do estado para combater a proliferação de queimadas em Mato Grosso, que tem devastado áreas verdes”, explica o deputado Wilson Santos.

Nas últimas semanas, o incêndio de grandes proporções que atinge a floresta amazônica colocou a região no centro das atenções e dos debates mundiais. A Amazônia possui a maior biodiversidade de todo o planeta e também a maior bacia hidrográfica do mundo.

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) autorizou, no dia 23, o emprego de militares em uma operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) para combater as queimadas na região da floresta.

Comentários Facebook
publicidade

Política MT

PRÓ-ARMAS: Nelson Barbudo é único parlamentar de MT a participar do ato

Publicado

 

Manifestação foi realizada em Brasília com o mote “Não é sobre armas, é sobre liberdade”

 

O deputado federal Nelson Barbudo (PL-MT) foi o único parlamentar a participar do III Encontro Nacional pela Liberdade – PROARMAS, realizado em Brasília, neste sábado (09.07). O evento, organizado pela Associação Nacional Movimento Pró-Armas, reuniu mais de 35 mil pessoas.

Sob o lema “Não é sobre armas, é sobre liberdade”, a manifestação contou com a participação do também deputado federal e filho do presidente Jair Bolsonaro, Eduardo Bolsonaro (PL-SP).

No ato, o parlamentar por São Paulo defendeu, por exemplo, a criação de lei para a isenção do ICMS para armas. De acordo com ele, hoje aproximadamente 70% do valor de uma arma de fogo é composto de impostos

Para Barbudo, o que o evento defendeu é a autodefesa e liberdade. “Assim como o próprio movimento diz e eu apoio, não se trata do direito de matar e sim do direito de conservar nossa própria vida e de nossos familiares, com autonomia e a segurança de nossas famílias e comunidades, estabelecendo a igualdade e a justiça que todo cidadão do bem merece e lhe é de direito”, afirmou.

Vale lembrar que com tema similar, o deputado federal por Mato Grosso é o relator do Projeto de Lei 5544/2020, que versa sobre a autorização para caça esportiva de animais no território nacional.

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Nelson Barbudo é condecorado com medalha do Exército Brasileiro

Publicado

Parlamentar também foi reconhecido como colaborador emérito do Exército

O deputado federal Nelson Barbudo (PL-MT) foi condecorado com a medalha Exército Brasileiro na noite desta segunda-feira (27.06), em Cuiabá. A medalha é destinada aos cidadãos brasileiros e/ou estrangeiros que tenham praticado ação destacada ou serviço relevante em prol do interesse e do bom nome do Exército Brasileiro.

O parlamentar por Mato Grosso também foi reconhecido como colaborador emérito do Exército, recebendo diploma. Criado pela portaria n° 503, o diploma de colaborador emérito especifica que quem o recebe são aquelas personalidades que possuem elevado conceito na classe e na comunidade a que pertençam e tenham praticado ação destacada ou serviço relevante em prol do Exército Brasileiro.

A solenidade ocorreu na 13ª Brigada de Infantaria Motoriza, durante a visita do General de Exército Anísio David de Oliveira Junior, Comandante do Comando Militar do Oeste (CMO). Também foi realizada na data a formatura militar sob o Comando do General de Brigada Carvalho Lima, Comandante da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada.

Estiveram presentes no ato os Comandantes dos Batalhões pertencentes à Brigada Barão de Melgaço, autoridades civis e militares das Forças Auxiliares de Mato Grosso.

Durante o evento, o deputado Nelson Barbudo, que tem atuação destacada em defesa do Exército Brasileiro para a garantia da democracia e da soberania do Brasil, afirmou estar lisonjeado tanto pela medalha quanto pelo diploma.

“Fico extremamente agradecido e envaidecido pela medalha e por ser, agora, oficialmente um colaborador emérito, já que rotineiramente me considerava um por incentivar os princípios e valores militares que norteiam o nosso Exército. Ter o reconhecimento da instituição de maior credibilidade dos brasileiros aumenta ainda mais minha responsabilidade em defesa da nossa Pátria e das Forças Armadas”, disse o parlamentar.

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana