AGRONOTÍCIA

Aprosoja apresenta resultados de pesquisas do CAD Parecis

Publicado

Aprosoja apresenta resultados de pesquisas do CAD Parecis

Os dados também serão mostrados em um ‘Dia de Campo’ na sede do CAD

06/01/2020

 
Resultados de pesquisas sobre Manejos em Solos Arenosos, realizadas pelo Centro de Aprendizagem e Difusão (CAD Parecis) nas últimas três safras, serão apresentados na próxima quinta-feira (09.01), às 19h, na Câmara Municipal de Campo Novo do Parecis e contará com a palestra do pesquisador Taimon Semler. Os dados também serão mostrados em um ‘Dia de Campo’ na sede do CAD, na sexta-feira (10.01), a partir das 7h.
 
Dinâmica do potássio em solo arenoso; adubação sulfatada; rotação de culturas para soja em solos arenosos; plantas de cobertura e vitrine de cultivares de soja, serão alguns dos assuntos apresentados durante os dois dias de evento.
Presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Antonio Galvan, reforça o convite aos produtores para participarem. “Estes experimentos são feitos em áreas arenosas, justamente onde temos a maior dificuldade e eles apresentarão os melhores resultados obtidos, então produtores, não percam esta oportunidade”, afirmou.
 
Conforme o gerente de Defesa Agrícola Aprosoja-MT, Daniel Pasculli, a participação do produtor é fundamental, já que no local também poderão ser vistos os resultados da safra 2019/2020. “A grande novidade é que vamos ter o ensaio das principais variedades plantadas na região em solos de textura média e arenosa para que o produtor possa esclarecer dúvidas sobre algumas dificuldades e tirar suas conclusões”, esclareceu Pasculli.
 
O Centro de Aprendizagem e Difusão, em Campo Novo do Parecis, mais conhecido como CAD Parecis, é uma parceria entre a Aprosoja e a Fundação Mato Grosso. A área total do CAD possui 88 hectares com textura do solo variando entre 35% e 7% de argila, destinada a realizar pesquisas que auxiliem o produtor rural com áreas com essa condição. Os trabalhos são voltados à compreensão da fitotecnia, uso e conservação do solo, dinâmica de nutrientes, sistemas de produção, correção solo, pragas e doenças. 
 
 

Fonte: Ascom Aprosoja

Assessoria de Comunicação

Contatos: Telefone: 65 3644-4215 Email: [email protected]

Fonte: APROSOJA

Comentários Facebook
publicidade

AGRONOTÍCIA

Prazo para entrega da Declaração do ITR 2020 termina dia 30 de setembro

Publicado

Faltam poucos dias para o término do prazo de entrega da Declaração do ITR 2020. A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) orienta os produtores rurais para não deixarem o envio da declaração para última hora. O envio da DITR pode ser feito até o dia 30 de setembro, fim do prazo de entrega.

A multa para quem apresentar a DITR depois do prazo é de 1% (um por cento) ao mês ou fração de atraso, lançada de ofício e calculada sobre o total do imposto devido, não podendo seu valor ser inferior a R$ 50,00 (cinquenta reais). O imposto de valor inferior a R$ 100,00 deve ser pago em quota única, que deve ser paga até o último dia do prazo para a apresentação da declaração.

A DITR deve ser elaborada com uso de computador, por meio do Programa Gerador da Declaração do ITR, disponibilizado na página da Receita Federal (http://receita.economia.gov.br/). Ela pode ser transmitida pela internet ou entregue em uma mídia removível nas unidades da Receita Federal.

A gestora do Núcleo Técnico da Famato, Lucélia Avi, lembra que os produtores rurais de Mato Grosso estão dispensados de apresentar o Ato Declaratório Ambiental (ADA) na declaração do ITR à Receita Federal para isenção do imposto incidente sobre Áreas de Preservação Permanente (APP) e de Reserva Legal (RL).

Lucélia Avi ainda pede que o produtor fique atento ao Valor da Terra Nua (VTN) na hora de preencher a declaração do ITR. “O produtor deve ficar atento ao VTN estabelecido pelo município de origem. Lembrando que a prefeitura tem que publicar o VTN anual”, apontou Lucélia Avi.

Se, depois da apresentação da declaração, o contribuinte verificar que cometeu erros ou omitiu informações, deve, antes de iniciado o procedimento de lançamento de ofício, apresentar a DITR retificadora sem a interrupção do pagamento do imposto apurado na declaração original.

Ato Declaratório Ambiental (ADA) – A Famato conseguiu na Justiça, por meio de um mandado de segurança coletivo, derrubar a exigência do ADA para o Estado. A decisão já transitou em julgado e, portanto, é definitiva e retroativa. Sendo assim, os produtores de Mato Grosso não precisam declarar o número do ADA, apesar de a IN da Receita Federal dizer que ele é obrigatório. No caso de Mato Grosso, a obrigatoriedade do ADA na declaração do ITR não se aplica. O proprietário de imóvel rural deverá apenas informar o número do CAR Federal quando preencher os campos da área de Reserva Legal, APP e de vegetação nativa.

Para acessar o Programa ITR 2020 clique aqui:

http://receita.economia.gov.br/orientacao/tributaria/declaracoes-e-demonstrativos/ditr-declaracao-do-imposto-sobre-a-propriedade-territorial-rural/programa-gerador-da-declaracao-pgd-ditr-perguntas-e-respostas-e-base-legal/2020/programa-itr-2020

 

Fonte: Ascom Famato – Foto: Divulgação

Comentários Facebook
Continue lendo

AGRONOTÍCIA

NOTA DE PESAR- ALBERTO DA ROCHA

Publicado

NOTA DE PESAR- ALBERTO DA ROCHA

Pai do associado de Campo Verde

06/02/2020

A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) comunica e lamenta o falecimento do senhor Alberto da Rocha, 65 anos, vítima de um acidente automobilístico ocorrido nesta terça-feira (04.02). O senhor Alberto é pai do associado Adair da Rocha, do Núcleo de Campo Verde. O velório está sendo realizado no auditório da Igreja São Cristóvão, em Campo Verde. 
 
A diretoria e todos os colaboradores da Aprosoja Mato Grosso se solidarizam com a dor dos familiares, amigos e dos que com ele conviveram nas esferas profissional e pessoal. 
 
Fonte: Ascom Aprosoja
 

Fonte: Ascom Aprosoja

Assessoria de Comunicação

Contatos: Telefone: 65 3644-4215 Email: [email protected]

Fonte: APROSOJA

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia MT

Mato Grosso

Política MT

Política Nacional

Economia

Mais Lidas da Semana