Nacional

Bolsonaro toma chá e caminha pelo corredor do hospital

Publicado

Agência Brasil

Bolsonaro caminhando em hospital arrow-options
Reprodução

Presidente retirou sonda nasogástrica que estava sendo usada para alimentação

O presidente Jair Bolsonaro ingeriu 650 ml de chá ao longo desta sexta-feira (13). Ele também caminhou mais de 2.000 metros pelo corredor do Hospital Vila Nova Star, onde está internado desde o último sábado (7). Ele foi operado no domingo (8) para correção de uma hérnia incisional no abdome.

Leia também: Bolsonaro apresenta melhora e retira sonda nasogástrica

Segundo a assessoria de imprensa da Presidência da Presidência da República, nesta sexta, Bolsonaro fez também fisioterapia respiratória. Ainda de acordo com a assessoria, o presidente apresenta boa condição de saúde, está se sentindo bem e não fez queixas de dor.

A previsão da equipe médica é que Bolsonaro possa ter alta em três ou quatro dias , dependendo da evolução do quadro de saúde . Para isso, o intestino do presidente precisa ser capaz de suportar ao menos a dieta cremosa ou pastosa, com alimentos mais consistentes e que fornecem a quantidade de calores necessárias para as atividades cotidianas.

Na manhã desta sexta, foi retirada a sonda nasogástrica do presidente, que havia sido colocada na quarta-feira (11). O tubo entrava pelo nariz e ia até o sistema digestivo para retirar o excesso de gás e líquido. Com a resposta do intestino, voltou a ser administrada, gradualmente, a dieta líquida.

Leia mais:  “Agronegócio brasileiro é o mais sustentável do mundo”, afirma ministra

Leia também: Bolsonaro presta solidariedade a vítimas de incêndio em hospital no Rio

À tarde, a assessoria da Presidência divulgou um vídeo em que Bolsonaro aparece caminhando, orientado pela equipe médica, no corredor do hospital.

Segundo o porta-voz da Presidência da República, Otávio Rêgo Barros, Bolsonaro está “muito bem”. O cirurgião-chefe da equipe que acompanha Bolsonaro, Antônio Luiz Macedo, passou pelo hospital hoje, por volta de 12h, e voltará no fim da noite para nova visita a Bolsonaro. O presidente está acompanhado pela esposa, Michele Bolsonaro, e pelo filho, o vereador Carlos Bolsonaro.

Os planos de viagem de Bolsonaro aos Estados Unidos para participar da abertura da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) estão mantidos. A previsão é de ida no dia 22 deste mês e volta no dia 25, disse Rêgo Barros. O porta-voz informou que, antes da viagem, a equipe médica que assiste o presidente vai a Brasília para sua condição de saúde.

Leia mais:  Peru: o país cujo presidente fechar o Congresso é constitucional

Ontem (12), foi estendido o prazo de afastamento de Bolsonaro da Presidência por quatro dias, a partir de uma decisão da equipe médica. A previsão inicial era de que ele reassumisse o cargo hoje (13). No entanto, a recuperação sofreu uma “intercorrência” na quarta-feira, quando foi introduzida a sonda nasogástrica.

Leia também: Mesmo com restrições médicas, Bolsonaro faz live de três minutos em hospital

Desde a segunda-feira (9), Bolsonaro recebia a dieta líquida. Porém, devido ao trauma e à presença de gases, o intestino do presidente deixou de funcionar adequadamente, levando à necessidade de que a alimentação voltasse a ser feita de forma endovenosa. Assim, o vice-presidente, Hamilton Mourão, continua no exercício da Presidência por este novo período.

Comentários Facebook
publicidade

Nacional

SUS recebe 1.424 novos leitos de UTI em todo o Brasil

Publicado

source

Agência Brasil

LEITO MACA CAMA HOSPITAL SUS arrow-options
Reprodução / Unsplash

Leitos serão distribuídos pelo Sistema Único de Saúde de todo o Brasil.

O Ministério da Saúde ampliou em 39% o número de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI), em relação a 2018, nos hospitais do Sistema Único de Saúde ( SUS ). A medida acrescentou 1.424 leitos para viabilizar o atendimento de casos mais graves de crianças e adultos em todo país.

Leia mais: Feminismo quer “tirar direito da mulher de ser assediada”, diz deputado do PSL

Segundo a pasta, a ação foi responsável por zerar todos os pedidos de habilitação de leitos solicitados pelos estados em 2019, com investimentos de R$ 185,6 milhões. Atualmente, o SUS conta com 23 mil leitos de UTI Adulto e Pediátrico em todas as regiões do país.

Dos 1.424 novos leitos, 729 são destinados a pacientes adultos, sendo 687 leitos de UTI e 42 em unidades coronarianas; e 695 voltados para o atendimento de crianças. Esse total está dividido em 142 novos leitos pediátricos, 159 neonatal, 287 em Unidade de Cuidados Intermediários Convencionais (UCINCo) e 107 em Unidade de Cuidados Intermediários Canguru (UCINCa).

Leia mais:  Terça nublada e com grande variação de temperatura

Leia também: Bolsonaro desembarca em Brasília após quatro dias no Guarujá

No Centro-Oeste, foram habilitados 99 leitos, sendo 56 do tipo adulto, 30 pediátrico, sete neonatal e seis unidades coronarianas. No Nordeste foram 297 leitos, das quais 221 adulto, 34 do tipo pediátrico, 20 neonatal, 10 unidades coronarianas, 47 em UCINCo e 32 em UCINCa. Já para o Norte, a pasta habilitou 190 leitos, sendo 105 do tipo adulto, 35 pediátrico, 24 neonatal, um em unidade coronariana e 20 UCINCo.

Na Região Sudeste foram 300 leitos de UTI, dos quais 184 são leitos adultos, 13 pediátricos, 78 neonatal, 25 coronarianos, 203 UCINCo e 67 UCINCa. Na região Sul foram habilitados 144 UTIs, sendo 121 do tipo adulto, 10 do tipo pediátrico, 13 neonatal, 17 UCINCo e oito UCINCa.

Comentários Facebook
Continue lendo

Nacional

Crivella vai proibir desfile de dois megablocos no mesmo dia no Rio

Publicado

source
Prefeito do Rio, Marcelo Crivella arrow-options
Tânia Rêgo/Agência Brasil

Prefeito do Rio, Marcelo Crivella

Após a confusão de domingo no Baile da Favorita , em Copacabana, o prefeito Marcelo Crivella decidiu proibir que dois megablocos desfilem ao mesmo dia na Zona Sul. O objetivo é evitar alta concentração de pessoas nas ruas da região. Prefeito atendeu a um pleito de representantes de associações de moradores.

Leia mais: Bolsonaro desembarca em Brasília após quatro dias no Guarujá

“Se a Banda de Ipanema e o Suvaco de Cristo desfilarem no mesmo dia, um dos dois será transferido para o Centro. Ou então um dos dois terá que mudar de data. Mesmo que não sejam no mesmo horário. Porque muitas vezes as pessoas emendam um bloco que aconteceu de manhã em outro que começa à tarde. Ao longo da semana, teremos mais reuniões para definir os critérios e a situação de cada um desses megablocos”, explicou um auxiliar de Crivella que participou da reunião.

Leia também: Feminismo quer “tirar direito da mulher de ser assediada”, diz deputado do PSL

Leia mais:  Terça nublada e com grande variação de temperatura

De acordo com duas pessoas que participaram do encontro entre o prefeito e representantes de associações de moradores, Crivella chegou a ceder a pedidos para mudar o desfile do bloco Banda de Ipanema, que desfila em Ipanema, para o Centro, mas depois mudou de ideia.

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Polícia MT

Mato Grosso

Política MT

Política Nacional

Economia

Mais Lidas da Semana