GUARANTÃ DO NORTE

Brasil registra mais de 300 mil casos de dengue e 77 mortes em 2020

Publicado

O Brasil registrou 332.397 casos de dengue nas primeiras dez semanas deste ano, de acordo com o último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, que compilou dados até o dia 7 de março. O aumento em relação a um período semelhante no ano passado é de 45%. Até a 11ª semana de 2019, o país registrava 229.064 diagnósticos da doença. Apenas em 2020, 77 pessoas morreram em decorrência da dengue.

Apesar de São Paulo ser o estado que apresenta o maior número de casos absolutos — com 105.569 infectados —, o Ministério da Saúde aponta que os estados com as situações mais críticas são o Paraná (902,60 casos/100 mil habitantes), Mato Grosso do Sul (874,06 casos/100 mil habitantes), Acre (com 429,51 casos/100 mil habitantes) e Mato Grosso (323,49casos/100 mil habitantes), além do Distrito Federal (266,97 casos/100 mil habitantes). Juntos, estes estados representam 45% dos casos de dengue do Brasil.

O ano de 2019 teve o segundo maior número de casos de dengue desde que a notificação obrigatória sobre a doença começou, em 1990. O Ministério da Saúde registrou 1,53 milhão de notificações da enfermidade, a maioria delas em Minas Gerais e São Paulo.

— As arborviroses têm ciclos, é de se esperar é que se tenha uma oscilação de casos, alguns anos tendo muitos e em outros, poucos — avalia Claudia Codeço, coordenadora do InfoDengue, que aplica modelos estatísticos para fazer um diagnóstico de situação da doença para estados e municípios.

 

Fonte: O Globo

Comentários Facebook
publicidade

GUARANTÃ DO NORTE

Sobe para 6 o número de suspeitas de COVID-19 em Guarantã do Norte

Publicado

Subiu para seis o numero de pessoas com suspeitas do novo coronavírus, COVID-19, em Guarantã do Norte.
A secretaria municipal de Saúde de Guarantã do Norte anunciou no início da noite desta quarta-feira, mais um caso suspeito COVID-19.
Cinco suspeitas encontram-se em isolamento domiciliar e um caso suspeito foi transferido na noite de ontem para a cidade de Cuiabá depois de apresentar insuficiência respiratória.

A qualquer momento mais informações.

Comentários Facebook
Continue lendo

GUARANTÃ DO NORTE

Novo decreto autoriza a reabertura dos comércios em Guarantã do Norte

Publicado

O decreto de Nº 068/2020, publicado nesta tarde (25), pela prefeitura de Guarantã do Norte, autoriza a reabertura dos comércios locais do município. Na ultima terça feira, foi publicado um outro decreto que proibia a abertura de qualquer comércio, exceto os essenciais como hospitais, clinicas, mercados, farmácias etc. O objetivo do mesmo era evitar a propagação do vírus COVID-19.

O novo decreto trás em seu artigo 2º § 1º, a abertura dos comércios privados.

Art-2º § 1º – Fica autorizado o funcionamento das atividades privadas que possam ser exercidas com respeito ao distanciamento mínimo de 1,5 m entre as pessoas e seguirem às demais normas sanitárias de prevenção à disseminação ao coronavírus, em especial a atividade de comércio de alimentos, medicamentos e combustíveis.

Os comércios terão que passar por uma supervisão da vigilância sanitária do município para a autorização de funcionamento.

Art-2º § 2º – As atividades privadas submetidas a regulamentação específica de saúde e medicina do trabalho estão autorizadas a funcionar com distanciamento inferior ao § 1º deste artigo, respeitadas as normas sanitárias em vigor.

As lojas de conveniências continuam proibidas de abrirem.

Art-2º § 4º – Fica proibido o funcionamento de lojas de conveniência

Os restaurantes e padarias ainda estão com restrições de aglomeração, podendo só trabalharem com entrega de alimentos.

Art-2º § 5º – Para os restaurantes e padarias, fica permitido o funcionamento apenas para a retirada no local ou entrega a domicílio de alimentos prontos e embalados para consumo fora do estabelecimento, respeitado, em qualquer caso, o distanciamento mínimo de 1,5 m entre entregador e consumidor, ficando expressamente vedado o consumo no local.

Está proibida ainda qualquer forma de aglomeração de pessoas em locais públicos ou privados, inclusive em eventos, festas, igrejas, templos, reuniões em praças, ginásios esportivos, academias, modalidades esportivas coletivas e outras atividades congêneres.

Para maiores informações, clique no link para ler o decreto na integra.

DECRETO 068.2020 Medidas Excepcionais Coronavírus

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia MT

Mato Grosso

Política MT

Política Nacional

Economia

Mais Lidas da Semana