Pesquisar
Close this search box.

Câmara de guarantã do norte busca combater a violência contra a mulher com inspiração em projeto estadual.

O presidente da Câmara Municipal de Guarantã do Norte, Celso Henrique Batista da Silva, esteve na última Quinta-Feira (04.09) em Cuiabá para uma reunião estratégica na Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). O encontro teve como foco aprofundar o conhecimento sobre um projeto estadual de combate à violência contra a mulher, com o objetivo de replicar a iniciativa no município.
A visita reforça o compromisso da Câmara de Guarantã do Norte em criar mecanismos locais para enfrentar um dos problemas mais urgentes no estado. A violência doméstica e familiar em Mato Grosso atinge patamares preocupantes. Dados divulgados pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) revelam que, somente no primeiro semestre de 2025, foram registrados mais de 15.000 casos de violência contra a mulher, o que equivale a um caso a cada 17 minutos. Desses, mais de 500 foram tentativas de feminicídio e 37 foram feminicídios consumados, colocando o estado entre os mais violentos do país para as mulheres.
A Procuradoria da Mulher da ALMT, liderada pela deputada Janaina Riva (MDB), o projeto foi criado pela Resolução nº 7.283/2022, a unidade atua desde 2023 como um órgão de apoio à promoção dos direitos das mulheres no Parlamento. Atualmente, com os índices alarmantes de violência contra a mulher, a deputada vem trabalhando fortemente na ampliação do projeto para os municípios que buscam fortalecer suas políticas públicas de proteção. O projeto em discussão inclui a criação de redes de apoio, programas de capacitação e campanhas de conscientização, além de parcerias com a sociedade civil para oferecer suporte jurídico e psicológico às vítimas.
A implementação de um projeto similar em Guarantã do Norte seria um passo fundamental para oferecer um ambiente mais seguro para as mulheres da região. A iniciativa local, inspirada no modelo da Assembleia Legislativa, poderá atuar na prevenção e no enfrentamento direto da violência, garantindo que as vítimas tenham acesso a um suporte efetivo e que os agressores sejam responsabilizados.
Para o presidente do poder legislativo do município de Guarantã do Norte, Celso Henrique, “a visita é o primeiro passo para trazer uma solução efetiva para nosso município. Não podemos ignorar os índices alarmantes de violência. A Câmara Municipal tem o dever de agir e garantir a proteção das nossas mulheres, e essa iniciativa nos dará as ferramentas necessárias para fazer isso de forma organizada e eficiente.”
A expectativa é que, após a análise do projeto, a Câmara de Guarantã do Norte inicie o processo legislativo para a criação de sua própria Procuradoria da Mulher, reafirmando seu papel não apenas como casa de leis, mas como um polo de proteção e promoção dos direitos das mulheres no norte do estado.
Assessoria
Comentários Facebook

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade