Tecnologia

Conheça o BM10: um mini celular do tamanho de um pendrive

Publicado

Olhar Digital

celular em cor vermelha ao lado de caixa airpod e isqueiro. todos apresentam mesmo tamanho arrow-options
Divulgação

Do tamanho de um isqueiro, design é principal diferencial do aparelho

Além dos tradicionais e populares smartphones, existe também muitos aparelhos diferentes e curiosos em funcionamento no Brasil. Apesar de virem da China, são comercializados livremente por aqui. Um deles, por exemplo, fica por conta dos mini telefones celulares, que acabam sendo tão pequenos quanto um chaveiro ou um isqueiro, por exemplo.

O Olhar Digital recebeu de brinde um destes aparelhos e nossa equipe achou o minúsculo aparelho tão curioso que decidimos compartilhar com vocês.

Importante!

O aparelho a seguir não é homologado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e pode deixar de funcionar ou ser bloqueado sem qualquer aviso prévio a qualquer momento. O Olhar Digital também não incentiva a sua comercialização ou compra, já que ele não segue uma série de normas exigidas aqui no Brasil.

Design e acabamento

O fato de se tratar de um aparelho mini é justamente o grande diferencial de seu design. O telefone tem mais ou menos o mesmo tamanho de um isqueiro ou das caixinhas dos Airpods, o fone de ouvido sem fio da Apple.

A aparência lembra bastante os celulares do início dos anos 2000, mas com o seu tamanho diminuído. A tela monocromática tem apenas de 0,66 polegadas.

O acabamento do aparelho é todo feito em plástico. Não há entradas para fone de ouvido, apenas uma porta micro USB utilizada para o seu carregamento.

Reprodução

Diferente da maioria dos aparelhos atuais, este telefone possui bateria removível, onde ficam localizadas as portas SIM do aparelho.

Os recursos e sistema do aparelho

Como você já deve ter notado pela descrição acima, o celular BM10 não utiliza o Android ou qualquer outro sistema operacional conhecido para funcionar. Ele roda um sistema próprio, bem simples, similar aquele em Java, que foi amplamente utilizados nos celulares dos anos 2000.

Mas apesar de seu pouco tamanho, o BM10 impressiona pela quantidade de recursos que oferece. Por exemplo, o aparelho não tem entrada para fone de ouvidos, mas traz um player de música, que podem ser armazenadas em um cartão microSD e até ser conectado a um smartphone para fazer a execução de seu som. O som que sai do alto falante é bem baixo; na verdade, é quase impossível de ser escutado sem colocar o aparelho diretamente no ouvido.

Outro recurso interessante do aparelho fica para função chamada “Magic sound”, que fica traduzida no português para “Voz mágica”. Com ela, durante as ligações, o aparelho consegue alterar em tempo real a sua voz para a de um homem, mulher ou de uma criança.

As demais funções encontradas no aparelho é o que já se espera de qualquer feature phone, ou seja, ele traz as clássicas funções de agenda, alarme, mensagens SMS, ligações etc. Apesar do sistema ser bem simples, o fato de ter as teclas tão pequenas e um direcional que só vai para cima ou para baixo, acaba dificultando bastante a navegação.

Interssante é que apesar de se tratar de um produto chinês, o sistema do aparelho está disponível em português e tem uma tradução bem feita.

Duração da bateria e qualidade das chamadas

Por se tratar de um aparelho bem pequeno, a sua bateria, é claro, também precisou ser sacrificada. Aqui, o BM10 tem uma bateria de apenas 350 mAh, que a princípio imaginamos que duraria bastante devido ao celular ter poucos recursos e uma tela monocromática, mas ela durou pouco mais de 3 horas apenas.

Se por um lado o BM10 decepciona em seus altos falantes, o mesmo não pode ser dito na questão da chamada. Todas as ligações feitas com o aparelho foram bem claras, tanto para quem estava com ele para quem estava do outro lado da linha. Inclusive, até o sinal da operadora no aparelho não oscilava, algo que surpreendeu bastante.

Preço e disponibilidade

Assim como foi dito no começo do texto, este aparelho não está a venda de forma oficial no Brasil e ele não é homologado pela Anatel.

Conclusão

É realmente impressionante um aparelho com um tamanho pequeno funcionar tão bem como o BM10, mas é claro, ele não pode substituir e nem deve ser usado como seu telefone principal.

Leia também: 7 coisas que seu smartphone pode fazer e você não sabia

Comentários Facebook
publicidade

Tecnologia

TikTok lança seu primeiro celular; confira as especificações

Publicado

Olhar Digital

celular tiktok arrow-options
Divulgação

TikTok entra de vez para o mercado de smartphones


O TikTok , da ByteDance, é um aplicativo que permite gravar e publicar vídeo curtos, de até 60 segundos. Ele virou febre pois permite dublar músicas conhecidas e fazer coreografias de dança. Após ter anunciado que entraria para a indústria dos smartphones , a empresa lançou seu primeiro celular

Apesar de não ter nenhuma versão anterior, o aparelhor se chama  Smartisan Jianguo Pro 3 , e conta com boas especificações. Ele possui o chipset mais poderoso da Qualcomm , o Snapdragon 855 Plus, juntamente com 12 GB de memória RAM e 256 GB de armazenamento interno. O smartphone também estará disponível na versão de 8 GB de RAM e 128 GB de armazenamento, que custará um pouco menos que a versão original.

Leia também: Conheça o TikTok, aplicativo que bateu o WhatsApp em número de downloads

Com uma tela de FHD+ AMOLED de 6,39 polegadas com resolução de 1080 X 2340 pixels, o Smartisan Jianguo Pro 3 possui uma configuração de câmera quádrupla na traseria e um sensor de imagem na parde da frente, para selfies. Na parte traseira, ele também conta com um sensor Sony IMX586 de 48 MP primário, lente grande angular secundária de 13 MP, lente telefoto de 8 MP e lente macro de 5 MP. Os amantes das selfies ficarão felizes em saber que o aparelho da TikTok possui uma câmera frontal de 20 MP. 

É de se imaginar que a duração do celular seja ótima, já que é alimentada por uma bateria de 4000 mAh, com suporte para carregamento rápido de 18 W. O modelo tradicional do aparelho, com 8 GB de RAM e 128 GB de armazenamento interno, vai custar U$ 410, aproximadamente R$ 1,600.

Comentários Facebook
Continue lendo

Tecnologia

Facebook cria nova logo para unificar os produtos da empresa

Publicado

facebook arrow-options
Divulgação/Facebook

Nova logo do Facebook abandona a cor azul e tem letras maiúsculas

O Facebook anunciou nesta segunda-feira (04), uma nova logo para a marca . A nova identidade visual da empresa traz letras maiúsculas e não tem uma cor fixa, abandonando o azul utilizado pelo aplicativo do Facebook

Leia também: Facebook é condenado a pagar multa por escândalo da Cambridge Analytica

Segundo a empresa, o principal objetivo é justamente se distanciar um pouco da rede social em si. “O Facebook começou como um único aplicativo. Agora, 15 anos depois, oferecemos um conjunto de produtos. Este é o próximo passo em nosso esforço para esclarecer os produtos e serviços do Facebook. A nova marca da empresa foi projetada para nos ajudar a representar melhor a diversidade de produtos que construímos, estabelecer distinção do aplicativo do Facebook e comunicar nosso objetivo no mundo”, explicou o anúncio publicado pelo Facebook. 

facebook arrow-options
Divulgação/Facebook

O Facebook quer distanciar a identidade visual da companhia daquela estabelecida pelo aplicativo


Feito pelo Facebook

Agora, a nova logo do Facebook estará presente em todos os produtos da marca, o que inclui o aplicativo do Facebook, o WhatsApp e o Instagram , além de alguns hardware , como os óculos de realidade virtual da empresa. 

Segundo a empresa, o processo de desenvolvimento da nova identidade visual foi feito justamente pensando nisso, e designers de diversos times da empresa foram consultados para garantir que a nova logomarca pudesse ser utilizada em todos os produtos do Facebook. 

Leia também: Facebook cria seção de notícias e pagará para veículos divulgarem conteúdo

É por isso também que o novo desenho que representa a empresa não tem cor fixa, já que ele irá se adaptar de acordo com o produto . No WhatsApp, por exemplo, é esperado que ele assuma a cor verde, enquanto no Instagram a logo deve ser colorida. “Em vez de a empresa possuir uma única cor, projetamos a marca para responder ao seu contexto e ambiente. Esse sistema permite que o wordmark assuma a cor de nossas marcas individuais, criando um relacionamento mais claro entre a empresa e os produtos que construímos”, explica o Facebook. 

Além do novo desenho de letras, o Facebook assumiu também a sigla FB , que será utilizada em espaços menores. Segundo a empresa, “o FB já está associado ao Facebook, é o símbolo de cotações da empresa e é usado em domínios e endereços de email de funcionários”.

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana