Mato Grosso

Escola de Governo finaliza último módulo do programa Academia de Novos Líderes

Publicado

A Academia de Novos Líderes, programa da Superintendência da Escola de Governo, unidade ligada a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), realizou na última sexta-feira (04.10) o seu último módulo, intitulado “Liderança”.

Nesta última etapa, os 27 servidores de diversos órgãos do Executivo estadual que participaram do programa trabalharam o desenvolvimento das competências de autoconhecimento e dos desafios de uma liderança, por meio de testes, dinâmicas e atividades em grupo.

Na oportunidade, também foi exercitada a capacidade dos futuros líderes de extrair o melhor de cada membro de sua equipe e reforçado o ensinamento de que a liderança independe da função ou cargo ocupado na administração pública.

De acordo com a facilitadora e servidora pública da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), Fernanda Solano, este módulo teve como principal objetivo quebrar paradigmas a respeito da liderança. “As pessoas não nascem prontas, elas necessitam ser desenvolvidas. A nossa meta com o módulo de liderança é fazer com que as pessoas enxerguem que elas podem ser líderes”, disse.

Baseado no método andragógico de ensino, que visa o aprendizado pelas experiências dos próprios alunos, o conteúdo das capacitações da Academia de Novos Líderes é trabalhado por meio de oficinas, nas quais os participantes são desafiados a aplicar os conceitos apresentados.

Participantes desta turma, após iniciarem o programa, ocuparam cargo de liderança na administração pública, como é o caso da diretora executiva da Fundação Nova Chance (Funac), Thais Aguila, que tem aplicado os conhecimentos adquiridos durante o curso na nova função.

“A Academia de Novos Líderes veio para acrescentar o conhecimento que eu já tinha. O programa propiciou o aprimoramento de minhas competências e o conhecimento de liderança e de gestão, que atualmente preciso e já estou aplicando na Funac”.

“É importante ressaltar que o trabalho da Academia é dinâmico e ágil, então você tem um retorno muito rápido do resultado, além dele direcionar o servidor público para ser um desenvolvedor e um grande líder”, acrescentou.

Programa Novos Líderes

O programa Academia de Novos Líderes surgiu da demanda por cursos de capacitação, treinamento e desenvolvimento dos potenciais de futuros gestores dos órgãos do Executivo estadual. Após pesquisa feita pela Superintendência da Escola de Governo (SEG), em maio de 2015, que apontou a necessidade de desenvolvimento das relações humanas e do potencial de liderança dos servidores.

Este é o último módulo ofertado pela Academia de Novos Líderes neste ano. Ao todo, foram 16 módulos com conteúdos técnicos, práticos e comportamentais. Como parte da formação, os participantes entregarão no próximo dia 18 de outubro os projetos de inovação que podem ser aplicados em seus locais de trabalho. A cerimônia de entrega dos certificados de conclusão do programa será realizada no dia 12 de dezembro, no auditório da Seplag, às 14h.

(Supervisão de texto de Nayara Takahara).

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Governo apresenta Projeto de Lei de gestão patrimonial enviado para a Assembleia

Publicado

O Governo do Estado realizou uma audiência pública nesta segunda-feira (10) com representantes de sindicatos, associações e igrejas, para esclarecer pontos do Projeto de Lei que enviou à Assembleia Legislativa e que irá regulamentar as cessões, doações, concessões, alienações e que criará regras de transição para quem já recebeu terrenos públicos do Estado.

O Projeto de Lei que está tramitando na Assembleia irá disciplinar de forma organizada e sistemática todos os instrumentos jurídicos utilizados para a gestão patrimonial dos bens públicos da administração, inclusive, os que foram doados através de atos administrativos, e hoje são alvo de ações judiciais.

O Estado de Mato Grosso tem atualmente 33 imóveis que foram doados ou cedidos de forma irregular, e a nova legislação virá para regulamentar estas situações. Mas o governador Mauro Mendes deixou claro durante a audiência que o intuito não é prejudicar essas entidades, que em sua maioria já fizeram investimentos nos imóveis.

“Criamos regras de transição para que nenhuma dessas entidades tenham prejuízos daquilo que foi investido nesses terrenos. Criamos mecanismos para resolver essas situações que estão postas”, disse.

De acordo com o titular da Seplag, Basílio Bezerra, o Projeto de Lei nº 26/2020 visa regulamentar toda a movimentação do patrimônio público, incluindo bens móveis e imóveis e aqueles que são objetos de doações e cessões.

“Estamos trazendo critérios para que daqui pra frente isso seja feito de forma transparente e republicana e, principalmente, com muita robustez jurídica para que mais adiante essas cessões ou doações não sejam alvos de questionamentos”, disse.

Para o presidente do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário (Sinjusmat), Rosenwal Rodrigues, a iniciativa do governo em chamar as entidades para comunicar sobre o envio do PL à Assembleia foi muito positiva.

“Nós fizemos um investimento muito alto em nossas sedes e hoje estamos sendo alvo de ações judiciais e isso tem nos causado muita insegurança em continuar investindo nesses locais. Mas o governo de maneira inteligente se antecipou, conversou com o Ministério Público e enviou esse PL na busca de regulamentar essas situações”, elogiou.

Atualmente não há ordenamento jurídico que reúna todos os instrumentos jurídicos utilizados para a gestão patrimonial de bens públicos.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Secretaria de Infraestrutura e Logística não terá expediente nesta sexta-feira (14)

Publicado

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) informa que nesta sexta-feira (14.02) não haverá expediente em virtude de manutenção na rede elétrica do prédio.

O atendimento retorna normalmente na próxima segunda-feira (17.02), das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h. A Sinfra está localizada na Avenida Dr. Hélio Hermínio Ribeiro Torquato da Silva, S/N – Centro Político Administrativo, Cuiabá – MT.

Mais informações: (65) 3613-0555/0556

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia MT

Mato Grosso

Política MT

Política Nacional

Economia

Mais Lidas da Semana