Política MT

Estudante recebe moção de aplausos por prova do Enem

Publicado

Foto: Lucas Bellinello / Assessoria de Gabinete

A Assembleia Legislativa, em uma iniciativa do deputado estadual Wilson Santos (PSDB), dedicou na noite de segunda-feira (14) uma moção de aplausos ao ex-estudante da rede pública estadual, Kennedy Bispo Silva Conceição.

A homenagem é um reconhecimento público ao desempenho na última redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), em que atingiu 920 pontos e lhe permitiu conquistar uma vaga no curso de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

O adolescente de 19 anos estudou na Escola Estadual Irene Gomes de Campos, no bairro Figueirinha, periferia de Várzea Grande, da 6ª série ao 3º ano do ensino médio.

Nos dois últimos anos de estudos, conciliava a preparação para o ensino superior com empregos na iniciativa privada.

Para conceder a homenagem, o deputado Wilson Santos se deslocou até a sede da unidade de ensino. Em uma cerimônia que durou aproximadamente uma hora, também foi concedida moção de aplausos à diretora Cristina Barbosa Guimarães Ferreira e à professora de língua portuguesa Elisângela Moreira Campos.

Professor há mais de 20 anos, o parlamentar enalteceu o bom desempenho do ex-estudante da rede pública Kennedy Bispo.

"Às vésperas do dia do professor, me orgulha muito conceder essa moção de aplausos. Não podemos deixar passar desapercebido as conquistas na educação. Ainda mais a luta individual de um jovem que enxergou na dedicação aos estudos  e o ingresso numa faculdade o primeiro passo para melhor a qualidade de vida", destacou.

Emocionado, o estudante Kennedy Bispo agradeceu o reconhecimento e disse que já traça novas metas para o futuro.

"Quero ser professor de Direito Constitucional e também exercer a advocacia nesta área. Também desejo me aprofundar no estudo do Direito Constitucional, ingressando em um mestrado e depois doutorado", revelou.

A professora Elisângela Campos se dizia emocionada com o reconhecimento dado ao seu ex-aluno. "É um vitorioso que merece esse reconhecimento. Sempre manifestava interesse em estudar e pelo histórico sempre foi um aluno muito dedicado".

A diretora da unidade escolar, Cristina Ferreira, enalteceu a iniciativa do deputado Wilson Santos em reconhecer publicamente o mérito de um ex-aluno da rede pública.

"Isso valoriza a educação e nos faz ter a esperança de que homens públicos olhem verdadeiramente para a educação. Não adianta só infraestrutura nas escolas, mas a capacitação profissional. É um privilégio ter esse reconhecimento. Um gesto bonito, sincero e inesquecível do deputado Wilson Santos", afirma.

A Escola Irene Gomes de Campos tem aproximadamente 1,3 mil estudantes matriculados. A instituição de ensino oferta estudos da quinta série do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio.

Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado em 1998, com o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes concluintes do ensino médio.

A partir de 2004, a prova passou a ser utilizada como ferramenta para ingresso em instituições do ensino superior e, em 2010, com sua inclusão no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), foi reconhecido como o maior e mais completo exame educacional do Brasil.

Ao longo de sua criação, o Enem veio a substituir o tradicional vestibular realizado por faculdades e universidades nacionais, tornando-se hoje ferramenta para concessão de bolsas de estudo parciais e integrais em faculdades particulares, através do Programa Universidade Para Todos (Prouni).

O tema da redação do Enem de 2018 foi "Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet". A prova teve quatro textos motivadores, sendo que três deles são trechos de reportagens e um trouxe um gráfico com dados.

Comentários Facebook
publicidade

Política MT

Em meio à pandemia, deputado Dilmar Dal Bosco quer criar ”Dia do Sorvete”

Publicado

Em meio à pandemia do coronavírus, que já matou mais de 300 pessoas em Mato Grosso, o líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Dilmar Dal Bosco (DEM) apresentou no dia 09/06/2020 passado o projeto de lei para criar o Dia Estadual do Sorvete, que seria celebrado no dia 23 de setembro.

O parlamentar explica, no projeto, que no Brasil, em 2002, a Associação Brasileira das Indústrias de Sorvete (ABIS)  instituiu o “Dia Nacional do Sorvete”. “A data é comemorada todo dia 23 de setembro e foi criada com o objetivo de celebrar o início das
temperaturas mais altas do ano, já que o consumo da aumenta muito em todo o país”, argumenta.

Só um detalhe: a data foi criada por uma entidade de classe, claro, para fomentar a venda. E a discussão deste projeto em meio à pandemia, além da discussão que hora ocupa o tempo do deputados como a reforma da Previdência, não se justifica apresentar tal projeto, neste momento.

Com informação O Bom da Noticia

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

PL prevê economia no transporte de longa distância de presos

Publicado

Foto: Marcos Lopes

O Projeto de Lei n° 77/2020, apresentado pelo deputado Dr. Eugênio (PSB) em sessão plenária na última semana, prevê economia no transporte de longa distância de presos. Conforme a proposição, ficará instituído que o transporte, quando tiver distância igual ou superior a 500 quilômetros da instituição de origem, até a instituição de destino final dentro do estado, ficará a cargo do Centro Integrado de Operações Aéreas do Estado de Mato Grosso (Ciopaer), com o uso de aeronaves apreendidas.

“Esta situação é desgastante para os profissionais de segurança pública, que, em geral, envolve riscos e tensões que afetam a sua saúde física e mental, comprometendo a qualidade de vida desses profissionais, aliada às más condições e sobrecarga de trabalho. A saúde desses profissionais se deteriora a cada dia. A fim de buscar meios para otimizar os recursos financeiros e recursos humanos, este projeto tem sua justificativa na melhor utilização do grupo (Ciopaer), bem como a utilização racional do baixo efetivo dos agentes da segurança pública", diz trecho da justificativa.

O projeto é uma reivindicação dos diretores do Sindicato dos Investigadores da Polícia Civil do Estado de Mato Grosso (Sinpol), presidente Edleusa Mesquita, do vice, Gláucio de Abreu Castañon, e do diretor da subsede de Água Boa, Aurélio Mendanha da Silva.

Fonte: ALMT

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia MT

Mato Grosso

Política MT

Política Nacional

Economia

Mais Lidas da Semana