GUARANTÃ DO NORTE

Guarantã do Norte irá receber 789 doses de vacina contra a COVID-19

Publicado

O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), iniciou nesta sexta-feira (30.04) a distribuição aos polos regionais de saúde das 76.850 doses de vacina contra a Covid-19, sendo 1.600 doses da CoronaVac e 75.250 doses da AstraZeneca, recebidas na quinta-feira (29.04).

A quantidade de doses que cada município vai receber foi pactuada pela Resolução n° 32 da Comissão Intergestores Bipartite de Mato Grosso (CIB-MT). A CIB é composta por membros do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) e da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT).

A Resolução n° 32 determina que as unidades desta nova remessa sejam utilizadas como primeira e/ou segunda doses em idosos entre 60 e 69 anos e profissionais das Forças Armadas, de Segurança e Salvamento. O detalhamento das vacinas por público-alvo pode ser acessado no documento em anexo.

Os municípios deverão acompanhar os imunizados com a primeira dose para que esses possam receber prioritariamente a segunda dose dentro do período estipulado. Para a vacina CoronaVac, o prazo para a aplicação da segunda dose varia entre 14 e 28 dias; já o prazo da aplicação da segunda dose da AstraZeneca é de até 84 dias.

A Resolução também pactuou que 200 doses da vacina da AstraZeneca ficarão armazenadas na Central da Rede de Frio, como estoque estratégico para a reposição de eventuais perdas técnicas. O documento ainda pactua a distribuição de 257 doses remanescentes de Coronavac, que foram recebidas em remessas anteriores e mantidas como estoque estratégico.

Caso os municípios alcancem a completa vacinação dos públicos-alvo estabelecidos para a imunização, a CIB orienta a continuidade da imunização dos demais públicos elencados pelo Ministério da Saúde.

Após a distribuição dos imunizantes aos municípios, as vacinas deverão ser armazenadas conforme as condições estabelecidas pela fabricante e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e com o apoio da segurança pública.

A aplicação das doses deve ser obrigatoriamente registrada pelos municípios no Sistema Nacional do Programa de Imunização (SI-PNI), do Ministério da Saúde.

Até o momento, Mato Grosso já recebeu 831.460 doses de imunizantes contra a Covid-19.

Confira a seguir, em anexo, a quantidade de doses que cada município vai receber.

DOWNLOAD Resolução CIB nº 32

Comentários Facebook
publicidade

GUARANTÃ DO NORTE

Mulher morre após bater em cabeceira de ponte entre Novo Mundo e Guarantã do Norte

Publicado

Luiza Sousa de 23 anos faleceu após um acidente na primeira ponte de quem vem da cidade de Novo Mundo para Guarantã do Norte por volta das 18 horas da tarde da última terça-feira (11).
Segundo o corpo de bombeiros, os familiares da vítima estavam a procura do veículo Fiat Siena desde ontem à noite e só acharam a vítima, o veículo e seu filho de 5 anos às 10 horas da manhã desta quarta-feira (12). O filho da vítima permaneceu consciente e ao lado do corpo de sua mãe até ser encontrado pelos familiares, a criança quebrou dois dentes e teve escoriações no rosto.
A princípio Luiza teria batido na cabeceira, capotado e caído com o veículo embaixo da ponte. Peritos da politec estão neste momento no local do acidente para fazer a liberação do corpo.

Comentários Facebook
Continue lendo

GUARANTÃ DO NORTE

Vereadores visitam obras de construção de UTIs em Guarantã do Norte

Publicado

Os vereadores Valcimar Fuzinato (PSB), Irmão Alexandre (DEM), e Zilmar (DEM), estiveram visitando na tarde da última terça-feira (11), as obras de construção das UTIs anexo ao Hospital Municipal Nossa Senhora do Rosário.

Os legisladores puderam acompanhar in loco, o andamento acelerado desse investimento na área da saúde, que promete entregar  nos próximos dias dez leitos de UTI a população.

Segundo informações do chefe do Executivo, a conclusão do prédio que receberá todos os equipamentos de UTIs, tem prazo para ser concluído em 30 dias.

Ao final da visita os vereadores disseram que gostaram do que viram, e esperam em breve estarem juntamente com a população de Guarantã do Norte inaugurando esse novo pavimento.

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia MT

Mato Grosso

Política MT

Política Nacional

Economia

Mais Lidas da Semana