A prefeitura de Guarantã do Norte definiu procedimento licitatório, definido para o próximo dia 6, é para comprar e implantar sistemas voltados à geração energética fotovoltaica, por meio de placas para captação da luz solar, que deverão auxiliar no abastecimento elétrico de 16 instituições públicas de ensino infantil e fundamental localizadas na zona rural de Guarantã do Norte.
Serão destinados para o certame R$ 401 mil e serão beneficiadas as escolas indígenas Karanhin, Matukre, Pesuata,Kokriti, Takakbereiti, Bepkra, Kasã, Nhakbá, Ngrejkueti, Paire, Eketi, Kremaiti, Kokoreti, Patkutoro, Pytaqreko e Sikã.
A previsão é de que sejam instaladas 72 placas solares, oferecendo cobertura ao consumo da iluminação, refrigeração e uso de diversos equipamentos indispensáveis como computadores, impressoras, televisores, dentre outros nas unidades. O prazo avaliado para a conclusão dos serviços é de aproximadamente 365 dias.
Os sistemas deverão funcionar adequadamente pelo período de 12 anos, visando obter a máxima captação de energia ao longo de cada ano.
Só Notícias/Guilherme Araújo