Alta Floresta

IBAMA realiza operação de fiscalização e incendeia balsa de garimpeiros no Teles Pires.

Publicado

Garimpeiros que estavam trabalhando em áreas consideradas proibidas ou reservas, ao longo do Rio Teles Pires, na região de Alta Floresta no extremo norte de Mato Grosso, foram surpreendidos final de semana e principalmente no feriado de 7 de setembro, com a chegada do Ibama incendiando balsas de mergulho.

Alguns teriam saído do local apenas com a roupa do corpo, deixando para trás muitos pertences que viraram cinzas. Maquinários foram incendiados por agentes que segundo informações dos garimpeiros, agiram com truculência na operação que resultou em várias balsas destruídas no meio do Rio Teles Pires onde ficou apenas a mancha de óleo e outros dejetos que restaram dos equipamentos dos garimpeiros. “Se alguém ficasse na frente eles queimavam também”, disse um garimpeiro que preferiu não se identificar.

Há informações de que em uma das balsas incendiadas os garimpeiros que trabalhavam na mesma ficaram ilhados. “Queimaram a embarcação com motor também. Se os índios não tivessem socorrido, ainda tinha gente lá sem poder sair. Muitos tiveram que nadar até as margens”, acrescentou a fonte.

Leia mais:  Alta Floresta: rapaz é detido com moto furtada.

Na Cooperativa que representa os garimpeiros em Alta Floresta, o clima é de revolta. “nem os documentos – os agentes do Ibama – deixaram tirar das balsas. Foi um abuso total. Trataram como bandidos mesmo”, comentou via aplicativo Whatsapp, uma representante da entidade.

O Ibama até o momento não se manifestou sobre as ações que culminaram com balsas destruídas na região de Alta Floresta. Mas informações extraoficiais asseguram que se trata de operações contra atividades como o garimpo dentro de reservas indígenas ou áreas da união. Contudo, em redes sociais, tem registros até mesmo de representantes de etnias como a Kayabi repudiando o feito pelo Ibama no dia 7 de setembro.

“Isso é poluição de água que Ibama faz destruindo balsa de garimpeiros nos Rios e humilhando as populações indígenas. Essas fotos são na terra indígena kayabi. Aconteceu hoje dia 7 de Setembro de 2019”, postou o índio Awuer kayabi em sua página do facebook..

Fonte: Fonte: Arão Leite

Comentários Facebook
publicidade

Alta Floresta

Alta Floresta: mulher é socorrida em estado grave após ser atropelada, motociclista embriagado é detido

Publicado

Uma mulher de 50 anos foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros de Alta Floresta em estado grave ao Hospital Regional, por volta das 13h30 de ontem, domingo (08), após ter sido atropelada por um motociclista na rua Franca, bairro Vila Nova.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a mulher apresentava sinais de fratura na perna direita, nos dois braços, hematoma na cabeça e foi socorrida inconsciente.

A PM informou que após o atropelamento, populares imobilizaram o motociclista té a chegada da polícia, em teste do bafômetro foi identificado 0,81 mg∕l de álcool em seu sangue, caracterizando embriaguez.

Após ser medicado, o homem de 33 anos foi encaminhado à Delegacia Municipal.

Fonte: Redação Notícia Exata

Comentários Facebook
Leia mais:  Alta Floresta: com sinais de embriaguez, motorista causa acidente na MT-208.
Continue lendo

Alta Floresta

Alta Floresta: Conselho Municipal de Saúde homenageia profissionais por Prêmio Nacional

Publicado

O Conselho Municipal de Saúde de Alta Floresta em reunião realizada recentemente aprovou moção de aplausos aos dentistas e auxiliares que conquistaram prêmio de relevância nacional na área de odontologia, se destacando a frente de municípios muito mais desenvolvidos.

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) divulgou os vencedores do Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal 2019, entre eles Alta Floresta.

O atual presidente do Conselho Municipal, Thiago Incerti, parabenizou o excelente trabalho desenvolvido pelos profissionais, em especial a Dra. Magda Pierin, cujo trabalho serviu como base para as outras Unidades de Saúde de Alta Floresta e como referência para outros municípios.

Thiago destaca ainda o esforço de todos e enfatiza que infelizmente não e dada tanta importância para a saúde bucal e para a odontologia como se devia, pois muitos problemas de saúde, inclusive graves, podem ser provenientes da cavidade oral, além de varias doenças serem detectadas através do exame oral realizado pelo dentista, sendo a boca indissociável do resto do corpo.

Incerti ainda menciona que mesmo na área de saúde muitos não enxergam ainda os profissionais de saúde bucal como primordiais para o Sistema Único de Saúde, fazendo com que as Administrações públicas releguem a classe a segundo plano.

Leia mais:  Embriagado, homem quebra móveis, ameaça esposa e coloca fogo em roupas.

“Já cansei de ir em reuniões em diversos lugares e os administradores não tecerem uma palavra sobre odontologia, mesmo sabendo da importância da mesma, mas e através do reconhecimento desse trabalho a nível nacional é que mostramos nossa importância”.

O Presidente finaliza “dia 25 de outubro foi Dia do Dentista e com exceção das entidades representativas, nenhuma outra entidade ou órgão publico estendeu uma faixa ou parabenizou os profissionais”.

Fonte: Editoria com Assessoria

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Polícia MT

Mato Grosso

Política MT

Política Nacional

Economia

Mais Lidas da Semana