Pesquisar
Close this search box.

Impacto de diretrizes nacionais nos RPPS de MT é tema de palestra

A Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda, por meio da Portaria nº 464/2018, estabeleceu novas normas aplicáveis às avaliações atuariais, em que apresenta parâmetros para definição do plano de custeio e equacionamento do déficit atuarial dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS). Os impactos da Portaria nos RPPS dos municípios e do Estado de Mato Grosso foi o tema da palestra do secretário de Controle Externo de Previdência, Eduardo Benjoino Ferraz durante o 7º Encontro de Gestores de Regimes Próprios de Previdência Social do Estado na manhã desta quarta-feira (30/10). O evento teve início nesta terça-feira (29/10) e segue até a quinta-feira, 31/10, no Hotel Fazenda Mato Grosso.

“Como estamos nos preparando para as alterações trazidas na Portaria nº 464/2018?”, questionou o palestrante. Isso poque algumas regras da Portaria dependem da edição de Instruções Normativas, essas IN devem ser publicadas até o final do exercício de 2019, portanto, a aplicações plena dos parâmetros da nova Portaria se torna possível somente depois da edição das INs.

Secretário de Controle Externo de Previdência, Eduardo Benjoino Ferraz durante Subsecretaria de Regime de Previdência Complementar, Márcia Paim Romeiro

O secretário do TCE-MT ainda algumas Instruções Normativas, entre elas a nº 2 de 21 de dezembro de 2018 que trata da taxa de juros que deve ser o menos valor entre o esperado da rentabilidade futura e a taxa de juros parâmetro que para 2020 está entre 4,61% a 5,86%.

Outro aspecto importante destacado por Benjoino foi em relação ao equacionamento do déficit atuarial. “É preciso olhar com cada vez mais atenção para o plano de amortização do déficit atuarial, uma vez que precisamos garantir a sustentabilidade dos RPPSs”, afirmou. A Portaria 464/2018 ainda dispõe sobre os regimes financeiros e os métodos de financiamento aplicáveis, e quanto ao aporte de bens, direitos e demais ativos aos RPPS.

No final da manhã desta quarta, a coordenadora geral da Subsecretaria de Regime de Previdência Complementar, Márcia Paim Romeiro, palestrou sobre os “Desafios da Previdência Complementar com a Reforma da Previdência”. À tarde foram oferecidas aos palestrantes 5 oficinas com temas de interesse dos RPPSs.

Comentários Facebook

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade