CIDADES

Intolerância à lactose não é alergia à proteína do leite de vaca; Centro Médico Domingos Salomão.

Publicado

INTOLERÂNCIA À LACTOSE  NÃO É ALERGIA À PROTEÍNA DO LEITE DE VACA! 

Intolerância à lactose está relacionada à falta de uma enzima, a lactase, que digere a lactose. Como ela não é absorvida, este açúcar é processado pelas bactérias que existem no intestino, ocasionando dor e distensão abdominal, flatulência, cólicas diarreia e assaduras. 

Os sintomas vão variar de acordo com a quantidade de lactose ingerida e também da quantidade de lactase existente para digerir. O tratamento se dá através da restrição de lactose e alguns medicamentos que têm a enzima lactase podem ser usados antes do consumo de alimentos. 
⠀⠀
Alergia a proteína do leite de vaca envolve o sistema imunológico e existem diferentes tipos de alergia com sintomas variados.

Podem ser classificadas de acordo com o mecanismo imunológico envolvido, podendo ser misto, mediadas ou não pelo anticorpo IgE.


As reações mediadas pelo IgE ocorrem mais rápido e alguns sintomas são: inchaço e placas vermelhas na pele, falta de ar, chiado, tosse, vômito, cólica, diarreia, desmaio e queda de pressão.

Os sintomas da alergia não IgE mediada não aparecem imediatamente e alguns sintomas são: sangue nas fezes, fezes amolecidas, dificuldade de ganho de peso e vômitos.


O tratamento da alergia à proteína do leite de vaca consiste na restrição absoluta de leite e derivados pela criança e isso também pode significar a restrição total de leite e derivados pela mãe, devido à amamentação.

É importante saber que dependendo do tipo de alergia, pequenas quantidades podem provocar os sintomas e pode haver contaminação em outros alimentos ou produtos, com reações graves.‼️

Sempre é importante lembrar: o diagnóstico de alergia alimentar não contraindica o aleitamento materno! 

Gostou dessa informação?

O Pediatra Dr. Eduardo está a disposição para maiores esclarecimentos.
Agende uma consulta no Centro Médico Domingos Salomão e tire suas dúvidas!

Comentários Facebook
publicidade

CIDADES

Como está o seu colesterol? Exame Laboratório de Análise Clínica.

Publicado

Você tem o hábito de fazer checkup anualmente? Costuma conferir seus níveis de colesterol através de exames laboratoriais?🌡 Pois saiba que é super importante acompanhar sua saúde e prevenir problemas futuros!

O colesterol é avaliado através de diferentes frações: Colesterol Total, LDL-colesterol e VLDL-colesterol, HDL-colesterol e triglicerídeos, sendo possível gerar variados diagnósticos clínicos, por isso mantenha seus exames em dia e evite maiores complicações!

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

O Urologista Dr. Tiago de Marchi estará atendendo no próximo sábado no Centro Médico Domingos Salomão

Publicado

Conhece alguém que passou dos 40 anos e ainda não foi no Urologista? 

Escutou que um “amigo” com menos de 30 foi no Urologista e achou estranho?

Enfim, tem idade para ir ao Urologista?

A maioria das pessoas já conhece, mas vale sempre lembrar a necessidade do homem realizar exames preventivos ao Câncer de Próstata a partir dos 40 e que deve ser de acompanhamento periódico até os 75 anos.

  1. Além desta idade, existem outros momentos que a avaliação preventiva com o Urologista é necessária, por exemplo ao final da adolescência, no início da vida sexual e reprodutiva, e após os 75 anos para acompanhamento de sintomas urinários, principalmente se nunca houve uma consulta com este especialista.

O UROLOGISTA DR. LAIR TIAGO DE MARCHI ESTARÁ ATENDENDO NO PRÓXIMO SÁBADO (25/09) NO CENTRO MÉDICO DOMINGOS SALOMÃO SALOMÃO!

Agende sua consulta!

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana