CORONAVÍRUS

Mato Grosso recebe 96.860 doses de vacina contra a Covid-19 nesta quarta-feira (26)

Publicado

O Ministério da Saúde informou ao Estado o envio de 96.860 doses de vacinas para a imunização dos grupos prioritários da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19. As novas remessas chegarão em Mato Grosso às 01h50 e às 15h30 de quarta-feira (26.05), no Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, por voos da Azul e da Latam.

Para Mato Grosso, serão enviadas 87.500 doses da AstraZeneca, que devem chegar durante a madrugada, e 9.360 doses da vacina Pfizer, que chegarão à tarde.

De acordo com o Informe Técnico do Programa Nacional de Imunizações, as unidades da AstraZeneca poderão ser utilizadas em trabalhadores da saúde, pessoas com comorbidades ou deficiência permanente, trabalhadores de transporte aéreo, trabalhadores portuários e forças armadas, de segurança e salvamento.

As doses da Pfizer serão direcionadas especificamente às pessoas com comorbidades ou deficiência permanente.

Para a vacina AstraZeneca, o prazo de aplicação da segunda dose é de até 90 dias; já para a vacina Pfizer, o prazo é de até 12 semanas.

O detalhamento para cada público poderá ser acessado na resolução da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), divulgada após a chegada dos imunizantes.

Imediatamente após a chegada do imunizante, as equipes da Vigilância Estadual trabalharão no recebimento das doses, na conferência da quantidade, na catalogação dos imunizantes, no encaixotamento para distribuição e retirada dos municípios.

]Simultaneamente à operação logística, as equipes administrativas trabalham na resolução da Comissão Intergetores Bipartite (CIB), colegiado que oficializa o quantitativo de doses a ser destinado para os 141 municípios.

Mato Grosso já recebeu 1.209.990 doses de imunizantes contra a Covid-19 e aguarda a chegada da nova remessa.

Fonte: Ana Lazarini SES-MT – Foto: Secom

Comentários Facebook
publicidade

CORONAVÍRUS

Municípios com percentual de aplicação da vacina contra Covid-19 abaixo de 75% não receberão novas doses, diz governador

Publicado

O governador Mauro Mendes (DEM) anunciou que municípios com taxa de vacinação contra a Covid-19 abaixo de 75% não receberão novas doses do imunizante até que regularizem a situação.

O presidente da Comissão Intergestora Bipartite (CIB), secretário estadual de Saúde Gilberto Figueiredo, deve fazer o pedido, que será analisado pelos membros, na reunião desta terça-feira (27).

O governador destacou que 35 municípios figuram atualmente na lista das cidades com percentual de aplicação das vacinas abaixo de 75% e que, em muitos casos, o problema é a falta de atualização do sistema junto ao Ministério da Saúde.

“Eu e o secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo, estávamos analisando o ranking dos municípios em relação à aplicação da vacina, de acordo com dados oficiais que estão no site do Ministério da Saúde. Vimos que 35 municípios de Mato Grosso estão com a performance muito ruim, abaixo de 75%. Tem município que está com 80%, 90%, 100%. Ou seja, chega a vacina, 3 ou 4 dias depois está no braço do cidadão. Isso é bom para a saúde, para combater essa pandemia e para todos nós termos uma vida normal”, afirmou Mauro Mendes.

Segundo ele, todas as terças-feiras o ranking será atualizado e divulgado para a população.

“Não é justo ficar com vacina estocada. Eu imagino que tem gente que aplicou, mas não atualizou o sistema, o que é ruim para a cidade e para Mato Grosso. Por isso estamos feios na foto quando aparece Mato Grosso com uma performance não muito positiva”, disse ele.

Mauro Mendes voltou a pedir que os prefeitos e os secretários de Saúde atuem de forma mais rígida na atualização dos dados da vacinação nos municípios mato-grossenses.

“Eu peço, mais uma vez, aos prefeitos e aos secretários de Saúde, dois empenhos: primeiro para vacinar rapidamente e segundo para lançar esses dados no sistema, porque se você vacina, faz a fichinha e guarda na gaveta, aí é ineficiência que tem que ser combatida”, destacou.

Fonte: G1MT – Foto: Divulgação

Comentários Facebook
Continue lendo

CORONAVÍRUS

Apresentador Chico Telo está na UTI com Covid

Publicado

O apresentador de TV, Claudiomiro Henrique Vieira, conhecido como Chico Tello, está internado com quadro grave de Covid-19 em Nova Mutum, município onde atua. Segundo informações, ele foi internado no início da última semana e precisou ser transferido para a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) com pulmões 75% comprometidos.

Chico Telo tem mais de 20 anos de atuação no jornalismo em Mato Grosso e há vários anos está em Nova Mutum. No município, é o apresentador do Balanço Geral, da TV Cidade (afiliada da Record).

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana