
A Prefeitura de Colíder e a Polícia Militar estão reforçando parcerias para levar as orientações do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) aos alunos das escolas da rede pública municipal de ensino. Para dialogar sobre o projeto, o prefeito Noboru Tomiyoshi recebeu na tarde desta quinta-feira (22.08) a visita do tenente coronel Wesmensandro Auto Rodrigues, do Comando da 9ª Região da PM, com sede em Alta Floresta. O advogado Admar Agostini Manica, presidente do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), também participou do encontro no gabinete do prefeito.

A meta da PM é atender, inicialmente, cerca de 250 alunos. A iniciativa faz parte das ações que a corporação já realiza em Colíder para reduzir os índices relacionados à criminalidade. “Nós temos o interesse de implementar cada vez mais o policiamento especializado e outras ações que facilitem isso, principalmente no combate tráfico e consumo de entorpecentes. Tivemos várias apreensões importantes de drogas. E, agora, vamos trazer o Proerd, tendo um alcance maior junto às nossas crianças”, declara Wesmensandro.
O oficial valoriza a parceria entre a Polícia Militar e a Prefeitura de Colíder. Segundo ele, essa soma de interesses resultará, no futuro, em uma redução razoável das ações criminosas na cidade. No dia 4 de setembro, o Proerd realizará uma aula inaugural em Colíder para demonstrar à sociedade local os objetivos do programa, como os instrutores conduzirão esse trabalho e mostrar a importância de afastar a criança e o adolescente do crime e das drogas.
PROERD ENSINA A DIZER NÃO ÀS DROGAS
Wemensandro explica que todas as quartas-feiras policiais militares do Comando da 9ª Região virão a Colíder para orientar os alunos. “Incialmente, serão seis turmas, que terão acesso a essas instruções do Proerd. No final do ano, eles participarão de uma formatura. A nossa intenção é levar o Proerd para todas as escolas no ano que vem e com um maior número de alunos”, acrescenta o tenente coronel, que esteve no gabinete do prefeito acompanhado pela sargento Mariza e a soldado Jadeli.
Noboru Tomiyoshi enaltece o empenho da Polícia Militar em reforçar as ações de combate à violência e ao tráfico de entorpecentes em Colíder, além de investir na prevenção às drogas através do Proerd. “É onde nós vamos fazer um trabalho conjunto com as nossas crianças para que elas aprendam a dizer não às drogas. O importante é impedir que o jovem entre no mundo das drogas. A gente agradece a Polícia Militar por esse programa. E nós queremos ampliar essa parceria para todas as escolas do município, inclusive nas estaduais e, se possível, nas particulares”, manifesta o prefeito.
Para Manica, o Proerd traz a Polícia Militar para ainda mais perto dos moradores, principalmente da população mais jovem. “E o GGI está pronto para contribuir com essas ações e buscar as soluções para os problemas de segurança. E a Polícia Militar fará um trabalho excepcional, alertando a juventude para que fique distante das drogas. O Proerd chega num momento oportuno para a nossa cidade, através dessa parceria com a prefeitura”, comenta o presidente do GGIM.
Os secretários municipais Márcio Fernandes, de Educação, e Ronaldo Vinha, de Desenvolvimento Econômico, e a secretária adjunta de Assistência Social, Ângela Tramarin, também participaram da reunião.