Peixoto de Azevedo

Peixoto de Azevedo recebe Prêmio internacional Por trabalho Epidemiológico

Publicado

Pela primeira vez ao longo de sua história, o município de Peixoto de Azevedo através dos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde foi premiado no XII Encontro Científico Internacional do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).
O evento aconteceu em Brasília nos dias 29 e 30 de outubro de 2020 de forma Online e Semipresencial, e foi organizado pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPA).
O trabalho apresentado na Modalidade Pôster/EPISUS Fundamental, intitulado ‘COVID-19: Um estudo descrito das ações diretas para interrupção da cadeia de transmissão de caso índice de Peixoto de Azevedo em 2020’, foi merecedor do 1º lugar com publicação oficial no Caderno do Ministério da Saúde/Governo Federal.
Esse mérito é de todos os profissionais que atuam nas Unidades Básicas de Saúde, Resgate, Centro de Atenção Psicossocial, Vigilância Epidemiológica, Comitê de Enfrentamento, Centro de Operações Emergenciais, Hospital Regional, Centro Especializado de Atendimento à COVID-19 e do respaldo dado pelo Secretário Municipal de Saúde, Madson Fontoura.
“Foi um trabalho em conjunto desde a notificação do primeiro caso, e a partir daí, iniciamos as investigações epidemiológicas e de monitoramento dos contatos nos meios: laboral, domiciliar e social. Conseguimos então confirmar a ocorrência do contágio, descrever a sua evolução, e construir medidas eficazes para mitigação, prevenção e controle das situações de contágio e disseminação do coronavírus. E o que mais nos alegra, é que posteriormente, o Ministério da Saúde publicou protocolos e orientações aos profissionais e a população Brasileira”, explicou uma das Autoras do Trabalho, a Enfermeira Aline Danielli Silva.
A Secretaria Municipal de Saúde já desenvolve reuniões preparatórias de organização e planejamento estratégico de vacinação da população contra a COVID-19 e continua focada na intensificação de ações e medidas preventivas que possam minimizar o número crescente de notificações, casos confirmados e o índice de óbitos.
Os Autores do trabalho que foi classificado nos âmbitos estadual e nacional: Aline Danielli Silva, Davis Arestides Silva, Érica Letícia Rodrigues, Sérgio Bertinetti, Denisson Borges, Adriana Pereira e Orisvania Brandão, receberam Certificados e o Troféu de 1º Lugar do XII Encontro Científico Internacional do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).
EpiSus
O programa, implantado no Brasil em março de 2017, foi desenvolvido pelo Ministério da Saúde em parceria com a Rede de Programas de Treinamento em Epidemiologia de Campo e Intervenções em Saúde (TEPHINET), o Centers for Disease Control and Prevention (Atlanta/EUA) e as Secretarias Estaduais e o Distrito Federal.
Trata-se de iniciativa que visa implantar um modelo piramidal de treinamentos em epidemiologia de campo, com três níveis: Fundamental, Intermediário e Avançado. É um treinamento em serviço, com enfoque predominantemente prático no aprimoramento das habilidades do profissional em seu contexto de atuação.
O objetivo do treinamento é qualificar as ações realizadas pelos profissionais que atuam em Vigilância em Saúde, fortalecendo a capacidade de enfrentamento aos problemas relacionados às ações da área e de resposta ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Fonte: Assessoria de Comunicação

Comentários Facebook
publicidade

Peixoto de Azevedo

Mais de 700 Peixotenses já foram imunizados no município

Publicado

Segundo a  prefeitura de Peixoto de Azevedo, 902 doses de vacina contra a Covid foram aplicadas, desde o início da imunização. Os números são atualizados diariamente pela Secretaria Municipal de Saúde.  721 vacinas equivalem a primeira dose. Há também a dose de reforço que 181 já tomaram. O município recebeu, no total, 1.116 vacinas.

Também há as seguintes informações: entre os vacinados, 543 são os servidores da saúde (164 já receberam o reforço) e 178 são idosos, pertencentes ao grupo de risco (17 já tomaram a segunda dose).

Peixoto de Azevedo conta agora no seu quadro de pacientes infectados pelo coronavírus um total de 2001, dos quais 1897 estão recuperados

Ainda há nove pacientes internados, sendo cinco em enfermarias e quatro em UTI. Tivemos um total de 51 óbitos. Há 132 suspeitos de estarem com a doença.

Fonte: Resumo Diário

Comentários Facebook
Continue lendo

Peixoto de Azevedo

Operação em garimpos resulta em oito prisões e apreensão de maquinários em Peixoto

Publicado

Operação realizada esta semana em garimpos irregulares no município de Peixoto de Azevedo resultou na prisão em flagrante de oito pessoas e apreensão de quatro armas de fogo, uma balsa, três escavadeiras e três máquinas esteiras.

A responsabilização pelo dano ambiental está sendo apurada em três inquéritos policiais, além de inquéritos civis. A fiscalização ocorreu na terça-feira (16).

De acordo com o promotor de Justiça Marcelo Mantovanni Beato, a atividade irregular de garimpos no município é um problema recorrente. Desta vez, a fiscalização ocorreu nos rios Peixoto e Grotão, no Distrito de União do Norte.

A operação contou com a participação de aproximadamente 15 agentes da Polícia Militar Ambiental, Ministério Público e Marinha.
“Obtivemos resultados satisfatórios nesta operação. Todas as informações e material colhidos vão subsidiar as investigações para posterior ingresso de ações civis públicas e denúncias criminais”, assegurou o promotor de Justiça.

Fonte: Olhar Direto

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia MT

Mato Grosso

Política MT

Política Nacional

Economia

Mais Lidas da Semana