A prefeitura de Guarantã do Norte, através da Secretaria Municipal de Saúde, e direção do Hospital Municipal Nossa Senhora do Rosário em Guarantã do Norte, emitiu nesta terça-feira, dia 16 de maio, uma nota oficial, esclarecendo todos os fatos sobre a publicação de notícias falsas apresentadas em emissora local de TV, que circulam nas redes sociais da internet a respeito de uma matéria veiculada na imprensa.
A secretária de saúde Letícia Camargo, e a Diretora Clínica do Hospital Nossa Senhora do Rosário, Dra. Erika Muniz Daima, CRM 4147/MT, afirmam que a informações publicada pelo repórter e apresentador do telejornal local da TV MIGRANTES, filiada à Rede TV, na data de 15/05/2023 pelo repórter e apresentador André Halibozek, sobre o atendimento a paciente Marizete Martins Tavares de 52 anos, não procedem. A informação é infundada e tendenciosa, pois a pasta segue rigorosamente todos os procedimentos preconizados.
Na nota fica claro que, a alta do paciente é realizada quando se encerra a necessidade da assistência no serviço de saúde. O paciente recebe alta quando seu estado de saúde permitir ou quando é avaliado que seu tratamento pode ser feito em casa. A alta deve ser assinada pelo médico responsável em um prontuário.
Sendo assim, venho esclarecer que a Sra. Marizete, foi atendida nesta unidade, onde foi avaliada pelos profissionais de saúde do plantão, medicada e colocada em observação, porém, a mesma se recusou permanecer na observação e retirou-se do Hospital após chamar um taxi, mesmo com as orientações da equipe.
Segue a nota de esclarecimento
Guarantã do Norte, 16 de maio de 2023.
Nota de Esclarecimento
Considerando a veiculação pela imprensa de informações desencontradas, tendenciosas e que comprometem o atendimento da Sra. Marizete Martins Tavares, a direção técnica vem de forma respeitosa, solidária e fraterna, manifestar aos familiares e amigos da senhora profundo sentimento de tristeza por seu falecimento, ao tempo que informa a população, que o Hospital Municipal Nossa Senhora do Rosário, destacando que todos os atos necessários para esclarecimentos dos fatos, que dependam da direção hospitalar, foram e estão sendo praticados, e enfatizando que todas as informações da paciente, ficam registradas em prontuário médico.
A alta do paciente é realizada quando se encerra a necessidade da assistência no serviço de saúde. O paciente recebe alta quando seu estado de saúde permitir ou quando é avaliado que seu tratamento pode ser feito em casa. A alta deve ser assinada pelo médico responsável em um prontuário.
Sendo assim venho esclarecer que a Sra. Marizete, foi atendida nesta unidade, onde foi avaliada pelos profissionais de saúde do plantão, medicada e colocada em observação, porém a mesma se recusou permanecer na observação e retirou-se do Hospital após chamar um taxi, mesmo com as orientações da equipe.
Por fim, reitero com muito respeito e meus sentimentos aos familiares e amigos e peço a Deus que abrande o vazio sentido por todos em virtude dessa imensurável perda.
____
Dra. Erika Muniz Daima
Diretora Clínica do hospital Municipal Nossa Senhora do Rosário
CRM 4147/MT.
Por: Ademir Junior
Assessoria de comunicação
Prefeitura Municipal
Guarantã do Norte-MT