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‘Robô-barata’ quase indestrutível pode ajudar em desastres naturais

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Um grupo de pesquisadores da Universidade da Califórnia, em Berkeley, e da Universidade de Tsinghua, na China, criou um protótipo de um mini-robô inspirado em uma barata. As informações são do site  InkStone

A invenção, que é capaz de se locomover rapidamente e é praticamente indestrutível , é cotada para substituir cães farejadores na detecção de vítimas desaparecidas após desastres naturais.

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“Por mais que a barata seja uma praga chata, ela possui certas características interessantes, incluindo a capacidade de se locomover rapidamente por um espaço estreito e a dificuldade de ser esmagada – isso nos inspirou a desenvolver um rápido e robusto robô flexível”, explica Zhang Min, uma das autoras do estudo, ao periódico “South China Morning Post”. 

O estudo foi publicado na semana passada na revista ‘Science Robotics’ . O novo protótipo possui o tamanho de um selo postal e pesa menos de um décimo de um grama. É composto por um filme fino flexível e piezoelétrico (seus cristais, estimulados por pressão mecânica, geram tensão elétrica), e possui um esqueleto de polímero com duas pernas. 

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Ele pode se mover tão rápido quanto uma barata , e consegue atingir até 20 vezes o comprimento do corpo por segundo. Flexível, é capaz de se mover mesmo após ser pisoteado por uma pessoa de 60 kg (peso 1 milhão de vezes maior que o próprio corpo)


Há muito tempo, a Ciência se inspira em insetos para criar robôs. No caso da barata, é importante notar que elas são capazes de transportar cargas até 900 vezes maior que o próprio peso, encolher até um quarto da altura e viver por uma semana sem a cabeça.

Antes desta invenção, em 2017, pesquisadores de Berkeley desenvolveram um robô do tamanho da palma da mão – cerca de 20 vezes o tamanho do inseto – para uso em resgates .

“As principais inovações são os materiais flexíveis e estruturas utilizadas no robô”, afirma Lin Liwei, professor de Berkeley que dirigiu a pesquisa. “Se o robô for muito mole, ele não poderá se mover rapidamente. Se o robô for muito rígido, não poderá suportar o peso humano”, explica.

Esses recursos o tornam um candidato em potencial para ajudar em desastres, campo no qual o  tamanho, a agilidade e a resiliência são necessários para detectar sobreviventes presos sob os escombros.

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TikTok lança seu primeiro celular; confira as especificações

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Olhar Digital

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TikTok entra de vez para o mercado de smartphones


O TikTok , da ByteDance, é um aplicativo que permite gravar e publicar vídeo curtos, de até 60 segundos. Ele virou febre pois permite dublar músicas conhecidas e fazer coreografias de dança. Após ter anunciado que entraria para a indústria dos smartphones , a empresa lançou seu primeiro celular

Apesar de não ter nenhuma versão anterior, o aparelhor se chama  Smartisan Jianguo Pro 3 , e conta com boas especificações. Ele possui o chipset mais poderoso da Qualcomm , o Snapdragon 855 Plus, juntamente com 12 GB de memória RAM e 256 GB de armazenamento interno. O smartphone também estará disponível na versão de 8 GB de RAM e 128 GB de armazenamento, que custará um pouco menos que a versão original.

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Com uma tela de FHD+ AMOLED de 6,39 polegadas com resolução de 1080 X 2340 pixels, o Smartisan Jianguo Pro 3 possui uma configuração de câmera quádrupla na traseria e um sensor de imagem na parde da frente, para selfies. Na parte traseira, ele também conta com um sensor Sony IMX586 de 48 MP primário, lente grande angular secundária de 13 MP, lente telefoto de 8 MP e lente macro de 5 MP. Os amantes das selfies ficarão felizes em saber que o aparelho da TikTok possui uma câmera frontal de 20 MP. 

É de se imaginar que a duração do celular seja ótima, já que é alimentada por uma bateria de 4000 mAh, com suporte para carregamento rápido de 18 W. O modelo tradicional do aparelho, com 8 GB de RAM e 128 GB de armazenamento interno, vai custar U$ 410, aproximadamente R$ 1,600.

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Facebook cria nova logo para unificar os produtos da empresa

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Divulgação/Facebook

Nova logo do Facebook abandona a cor azul e tem letras maiúsculas

O Facebook anunciou nesta segunda-feira (04), uma nova logo para a marca . A nova identidade visual da empresa traz letras maiúsculas e não tem uma cor fixa, abandonando o azul utilizado pelo aplicativo do Facebook

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Segundo a empresa, o principal objetivo é justamente se distanciar um pouco da rede social em si. “O Facebook começou como um único aplicativo. Agora, 15 anos depois, oferecemos um conjunto de produtos. Este é o próximo passo em nosso esforço para esclarecer os produtos e serviços do Facebook. A nova marca da empresa foi projetada para nos ajudar a representar melhor a diversidade de produtos que construímos, estabelecer distinção do aplicativo do Facebook e comunicar nosso objetivo no mundo”, explicou o anúncio publicado pelo Facebook. 

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Divulgação/Facebook

O Facebook quer distanciar a identidade visual da companhia daquela estabelecida pelo aplicativo


Feito pelo Facebook

Agora, a nova logo do Facebook estará presente em todos os produtos da marca, o que inclui o aplicativo do Facebook, o WhatsApp e o Instagram , além de alguns hardware , como os óculos de realidade virtual da empresa. 

Segundo a empresa, o processo de desenvolvimento da nova identidade visual foi feito justamente pensando nisso, e designers de diversos times da empresa foram consultados para garantir que a nova logomarca pudesse ser utilizada em todos os produtos do Facebook. 

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É por isso também que o novo desenho que representa a empresa não tem cor fixa, já que ele irá se adaptar de acordo com o produto . No WhatsApp, por exemplo, é esperado que ele assuma a cor verde, enquanto no Instagram a logo deve ser colorida. “Em vez de a empresa possuir uma única cor, projetamos a marca para responder ao seu contexto e ambiente. Esse sistema permite que o wordmark assuma a cor de nossas marcas individuais, criando um relacionamento mais claro entre a empresa e os produtos que construímos”, explica o Facebook. 

Além do novo desenho de letras, o Facebook assumiu também a sigla FB , que será utilizada em espaços menores. Segundo a empresa, “o FB já está associado ao Facebook, é o símbolo de cotações da empresa e é usado em domínios e endereços de email de funcionários”.

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