Política MT

AL cede técnicos para acelerar regularização fundiária em MT

Publicado

Foto: MAURICIO BARBANT / ALMT

A Assembleia Legislativa vai ceder 10 servidores para o Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat). O termo de cooperação técnica foi assinado nesta quarta-feira (28), na Presidência da ALMT. Objetivo é criar uma força-tarefa para promover a regularização fundiária no estado. Somente neste ano, a expectativa é de entregar pelo menos seis mil títulos nas áreas urbana e rural.

A cessão terá prazo de 12 meses e os servidores deverão ter conhecimento nas áreas de arquitetura e urbanismo, agrimensura, agronomia, engenharia florestal, geoprocessamento e outras áreas relacionadas às atividades do Intermat. De acordo com o presidente da ALMT, deputado Eduardo Botelho (DEM), a Casa de Leis está à disposição para contribuir sobremaneira com ações que fomentem a regularização fundiária, um dos grandes gargalos de Mato Grosso. Ele questionou que cidades como Jangada, por exemplo, ainda não foi beneficiada e muitas famílias seguem o sonho do título definitivo de seus imóveis.

“Uma das grandes reclamações é a questão da regularização fundiária. A maioria das pessoas em Mato Grosso tem sua terra, seu lote, mas não tem documento. Tem a situação que chamamos de sesmaria, que são terras passadas de pai para filho, sem escritura, desde a época do Império, é um longa história. Temos 11 milhões de hectares que estão nas mãos de terceiros e não têm documentos. Então, procuramos ajudar e estamos disponibilizando servidores e talvez algum recurso para ajudar nisso. As famílias, que muitas vezes moram há mais de 100 anos na terra, precisam ter documentos para passar aos filhos, obter financiamentos”, destacou Botelho.

De acordo com o secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, a parceria demonstra a relação entre os poderes em prol da sociedade mato-grossense. “O grande valor dessa parceria é o desprendimento da Assembleia em estar junto com o governo resolvendo o problema da regularização fundiária, seja urbana ou rural. Esses técnicos vão dar mais celeridade nos processos. Tivemos mais de 400 títulos entregues e temos mais de cinco mil títulos para serem entregues. Lembrando que o Intermat será o grande responsável nesse governo pela regularização fundiária”, disse Carvalho.

Presidente do Intermat, Francisco Serafim de Barros explicou a importância da parceria, já que atualmente a instituição tem 30% menos servidores especializados do que há 10 anos. “Em 31 de dezembro de 2018, tínhamos 39,5 mil processos pendentes no Intermat. Têm coisas que demandam mais de 20 anos. Estamos fazendo um levantamento em todos os arquivos e ultimando o processo de digitalização para facilitar a transparência e dar celeridade aos processos. Vamos dar tranquilidade também aos proprietários das sesmaria, como fizeram outros estados”, afirmou Barros.

Comentários Facebook
publicidade

Política MT

Nelson Barbudo é um dos 20 deputados mais influentes do país

Publicado

 

Parlamentar subiu 33 posições em ranking da FSB Influência.

O deputado Nelson Barbudo (PL – MT) se destaca em ranking nacional. Desta vez, o parlamentar por Mato Grosso está entre os 20 mais influentes nas redes sociais.

 

Os dados são da plataforma FSB Influência, dentro de pesquisa específica intitulada FSB Influência Congresso, que quantifica o engajamento que cada parlamentar possui nas principais mídias sociais do Brasil: Facebook, Instagram e Twitter.

Para calcular esta influência, cada parlamentar tem um índice dentro de cada uma das redes sociais, além do índice da FSB, que é calculado a partir destas métricas.

O índice FSB Influência Congresso é calculado levando-se em consideração o número de seguidores, o alcance, os posts, a eficiência, as interações e o engajamento registrados no Facebook, no Instagram e no Twitter durante o período de análise.

 

Vale lembrar que Nelson Barbudo ganhou notoriedade nas redes sociais antes mesmo da eleição de 2018, o que refletiu no pleito: ele foi o mais votado daquele ano.

 

Hoje, Barbudo conta com 108 mil seguidores no Instagram e quase 300 mil no Facebook.

 

Um outro destaque deste ranking da FSB Influência é o quanto o deputado por Mato Grosso cresceu no período analisado: Barbudo subiu 33 posições no ranking.

 

Para acessar o site e conferir a lista completa: https://fsbinfluencia.fsb.com.br/card/parlamentar/141/D81

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Delegado regional de Guarantã do Norte é pré-candidato a deputado estadual

Publicado

O Delegado Regional da Polícia Civil, Dr. Geraldo Gezoni Filho, decidiu ser pré-candidato a Deputado Estadual pelo partido PSB.

 

Geraldo informou à reportagem do site O TERRITÓRIO que se afastou das suas funções para concorrer às eleições deste ano (2022). Segundo o Delegado, a região norte precisa eleger um representante na Assembleia Legislativa para defender os interesses da população, do agronegócio, dos setores da mineração e florestal, principais atividades econômicas da região.

 

“É importantíssimo aumentarmos nossa representatividade perante o governo do Estado, informando as necessidades da nossa gente e lutando por recursos e investimentos. Precisamos investir em todas as áreas! Precisamos de recursos para fomentar o CRESCIMENTO dos nossos municípios. Precisamos unir forças com as prefeituras na defesa da região. Temos uma boa safra de prefeitos. Eu acredito que com um trabalho sério, incansável e DECENTE vamos conseguir sensibilizar o governo estadual e demonstrar o que é necessário para melhorar a vida de TODOS, sem exceção”, disse o Delegado Regional.

 

Indagado como melhorar a vida da população, Geraldo disse que todo governo tem sempre que dar atenção especial à educação, saúde e segurança: “Veja bem, na educação é imperiosa a construção de mais creches, bem como fomentar a disponibilidade de mais cursos no IFMT (Guarantã do Norte) e CEPROTEC (Matupá) para qualificar a mão de obra e agregar valor aos salários dos nossos trabalhadores. Na saúde precisamos de investimentos maciços, não podemos mais sofrer com falta de remédios nas farmácias populares e hospitais dos municípios; precisamos zerar as filas por exames e cirurgias nos hospitais. Na segurança é importante recebermos mais policiais para rechearmos nossas delegacias da Polícia Civil e batalhões da Polícia Militar. Há muito o que se fazer!”, disse o Delegado Regional.

 

Por fim Geraldo disse que vai começar a andar por todos os municípios do norte para viabilizar sua pré candidatura: “não adianta a intenção de concorrer a um cargo eletivo, é necessário ter apoio da sociedade. Vamos brigar, pelejar, lutar para mostrar ainda mais a importância do nortão para Mato Grosso e o Brasil”.

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana