Os alunos da Escola Estadual Plena Honório Rodrigues de Amorim, localizada em Várzea Grande, realizaram o encerramento da Semana de Linguagens com apresentações culturas. O evento, ocorrido na última sexta-feira (23.08), contou com música, dança, artesanato, salas temáticas, jogral e culinária típica.

De acordo com a orientadora de área de linguagens, Luciana Herrera Urel, durante a semana foram realizadas diversas atividades com os estudantes. Entre elas, acolhidas, representando a cultura e fatos históricos de cada região. Os alunos tiveram palestra sobre Diversidade Cultural, atividades lúdicas e de lazer.
Foi o momento que os estudantes apresentaram seus trabalhos para a comunidade escolar e para alunos de três de escolas convidadas – EE Manoel Gomes, Dom Bosco e uma escola municipal – que vieram prestigiar as atividades.
“A semana de linguagens foi muito produtiva e rica em conhecimento. Nossos estudantes, com a orientação dos professores, e equipe de modo geral realizaram um excelente trabalho. Pesquisaram, ensaiaram, montaram cenários, coreografias e esbanjaram conhecimento nas apresentações para a comunidade escolar”, destaca Luciana Herrera.
No entendimento da estudante Isabelly da Silva, do 1º ano, a semana de linguagens foi de muito aprendizado, pois, a sala dela apresentou um trabalho sobre a região Nordeste. A aluna lembra que, durante a elaboração do trabalho, toda a turma teve a oportunidade de conhecer os costumes, as danças, o linguajar e a culinária, que ela não conhecia.
“Foi muito trabalhoso, com certeza, mas a sala foi muito unida, todos ajudaram na organização, nas pesquisas, na montagem dos cenários e nas apresentações. No começo a gente ficou com um pouco de vergonha, mas a professora sempre ficou nos incentivando e nos acalmando”, avalia.
A diretora Kátia Garcia explica que as turmas foram divididas pelas cinco regiões brasileiras e em cada sala os visitantes puderam viajar, apreciar e conhecer um pouco do nosso país.
“Esse tipo de atividade serve como intervenção pedagógica. E o encerramento traz um ânimo maior aos nossos alunos porque eles se empenham, aprendem com satisfação”, comemora a diretora.