A Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso intensificou suas ações contra a extração ilegal de minérios ao confiscar 18 maquinários e motores, emitindo oito autuações com embargos e aplicando multas totalizando R$ 170 mil.
Essa fiscalização abrangeu os municípios de Terra Nova do Norte, Novo Mundo e Guarantã do Norte no contexto da Operação Amazônia, resultando na apreensão de quatro máquinas escavadeiras, um trator esteira e 13 motores estacionários.
A operação detectou atividades clandestinas de mineração, usando tratores, escavadeiras e outros equipamentos, com base em alertas remotos de monitoramento por satélite e denúncias formalizadas através do canal da ouvidoria da Sema. O material confiscado foi encaminhado para as prefeituras desses municípios.
A ação foi liderada pela Coordenadoria de Fiscalização de Empreendimentos da Sema, com apoio do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar, realizada de 3 a 6 de outubro, representando mais uma etapa importante da Operação Amazônia, visando responsabilizar infratores por crimes ambientais.