Política MT

Projeto institui o Dia de Orientação da Síndrome do Túnel do Carpo

Publicado

Foto: ANGELO VARELA / ALMT

O projeto de lei n° 851/2019 tem a finalidade de criar o dia estadual da prevenção, controle e orientação da síndrome do túnel do carpo. O dia, conforme a lei de autoria do deputado Dr. Eugênio (PSB), será 5 de março de todo anos, após sua aprovação. “Objetivo maior desse projeto é promover a implantação e a sua divulgação sob a coordenação da Secretaria da Saúde”, segundo o parlamentar.

O projeto, que foi apresentado na terceira semana de agosto (19 a 23), em sua justificativa traz o conceito sobre o tema “…é uma doença comum nos consultórios ortopédicos, sendo uma neuropatia resultante da compressão do nervo mediano quando este passa por um canal localizado no punho chamado de túnel do carpo. É mais comum em mulheres na faixa etária dos 30 aos 60 anos e pode ser bilateral em 50-60% dos casos”.

Ainda, consta na justificativa os principais sintomas da síndrome: dormência ou formigamento do polegar e dos dois ou três dedos seguintes, de uma ou de ambas as mãos; dormência ou formigamento da palma da mão; dor que se estende até o cotovelo; dor no punho ou na mão, de um ou dos dois lados; problemas com movimentos finos dos dedos (coordenação) em uma ou ambas as mãos; desgaste do músculo sob o polegar (em casos avançados ou de longa duração); movimento de pinça débil ou dificuldade para carregar bolsas (uma queixa comum); fraqueza em uma ou ambas as mãos.

Comentários Facebook
publicidade

Política MT

Nelson Barbudo é condecorado com medalha do Exército Brasileiro

Publicado

Parlamentar também foi reconhecido como colaborador emérito do Exército

O deputado federal Nelson Barbudo (PL-MT) foi condecorado com a medalha Exército Brasileiro na noite desta segunda-feira (27.06), em Cuiabá. A medalha é destinada aos cidadãos brasileiros e/ou estrangeiros que tenham praticado ação destacada ou serviço relevante em prol do interesse e do bom nome do Exército Brasileiro.

O parlamentar por Mato Grosso também foi reconhecido como colaborador emérito do Exército, recebendo diploma. Criado pela portaria n° 503, o diploma de colaborador emérito especifica que quem o recebe são aquelas personalidades que possuem elevado conceito na classe e na comunidade a que pertençam e tenham praticado ação destacada ou serviço relevante em prol do Exército Brasileiro.

A solenidade ocorreu na 13ª Brigada de Infantaria Motoriza, durante a visita do General de Exército Anísio David de Oliveira Junior, Comandante do Comando Militar do Oeste (CMO). Também foi realizada na data a formatura militar sob o Comando do General de Brigada Carvalho Lima, Comandante da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada.

Estiveram presentes no ato os Comandantes dos Batalhões pertencentes à Brigada Barão de Melgaço, autoridades civis e militares das Forças Auxiliares de Mato Grosso.

Durante o evento, o deputado Nelson Barbudo, que tem atuação destacada em defesa do Exército Brasileiro para a garantia da democracia e da soberania do Brasil, afirmou estar lisonjeado tanto pela medalha quanto pelo diploma.

“Fico extremamente agradecido e envaidecido pela medalha e por ser, agora, oficialmente um colaborador emérito, já que rotineiramente me considerava um por incentivar os princípios e valores militares que norteiam o nosso Exército. Ter o reconhecimento da instituição de maior credibilidade dos brasileiros aumenta ainda mais minha responsabilidade em defesa da nossa Pátria e das Forças Armadas”, disse o parlamentar.

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Nelson Barbudo é um dos 20 deputados mais influentes do país

Publicado

 

Parlamentar subiu 33 posições em ranking da FSB Influência.

O deputado Nelson Barbudo (PL – MT) se destaca em ranking nacional. Desta vez, o parlamentar por Mato Grosso está entre os 20 mais influentes nas redes sociais.

 

Os dados são da plataforma FSB Influência, dentro de pesquisa específica intitulada FSB Influência Congresso, que quantifica o engajamento que cada parlamentar possui nas principais mídias sociais do Brasil: Facebook, Instagram e Twitter.

Para calcular esta influência, cada parlamentar tem um índice dentro de cada uma das redes sociais, além do índice da FSB, que é calculado a partir destas métricas.

O índice FSB Influência Congresso é calculado levando-se em consideração o número de seguidores, o alcance, os posts, a eficiência, as interações e o engajamento registrados no Facebook, no Instagram e no Twitter durante o período de análise.

 

Vale lembrar que Nelson Barbudo ganhou notoriedade nas redes sociais antes mesmo da eleição de 2018, o que refletiu no pleito: ele foi o mais votado daquele ano.

 

Hoje, Barbudo conta com 108 mil seguidores no Instagram e quase 300 mil no Facebook.

 

Um outro destaque deste ranking da FSB Influência é o quanto o deputado por Mato Grosso cresceu no período analisado: Barbudo subiu 33 posições no ranking.

 

Para acessar o site e conferir a lista completa: https://fsbinfluencia.fsb.com.br/card/parlamentar/141/D81

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana