Política MT

Romoaldo Júnior oficializa deputada Janaína relatora das contas do ex-governador Pedro Taques

Publicado

Foto: Ronaldo Mazza

O deputado Romoaldo Júnior (MDB), que preside a Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária (CFAEO) oficializou na tarde de hoje (28), durante reunião da comissão, a designação da deputada Janaína Riva (MDB) a relatora das contas do governo Pedro Taques (PSDB) no exercício de 2018. O relatório do Tribunal de Contas do Estado (TCE), com parecer para aprovação, chegou ao Poder Legislativo na última terça-feira (27).

Na reunião de hoje, não foram votados projetos, apenas distribuídos entre os membros titulares, para que sejam votados no próximo encontro no dia 04 de setembro, às 14 horas. No total, foram distribuídos 22 projetos.

“A comissão vai ser imparcial neste trabalho. Eu confio na competência, dedicação e seriedade da deputada Janaína para assumir esse compromisso. Vamos votar as contas na Comissão. Depois, o parecer vai a plenário e esperamos votar até final do ano. Duas matérias precisam ser aprovadas antes do recesso do fim do ano, a primeira é o orçamento do Estado (LOA) e a segunda são as contas do ex-gestor”, disse Romoaldo.

A deputada Janaína Riva agradeceu a confiança do deputado Romoaldo e disse que a missão é complexa e que irá trabalhar de forma imparcial. “Tenho certeza que temos competência técnica para realizar um excelente trabalho. Aliás, acho que não tem que se colocar sentimento em um relatório como esse, tem que ser totalmente técnico", declarou a parlamentar.

O membro titular Xuxu Dal Molin (PSC) também estava presente na reunião e se colocou à disposição para ajudar nos trabalhos, inclusive cobrou profundo rigor da Comissão na avaliação das contas do governo. “Tem muito que se fazer, muita coisa pra mudar, ou para o quê precisamos de órgãos de controle?”, indagou.

As 22 propostas distribuídas entre os membros da comissão são as seguintes:

Projeto de lei n° 115/2019- Dep. Guilherme Maluf-  Dispõe sobre a aplicação de recursos oriundos da alienação onerosa de terras públicas, urbanas ou rurais, em Mato Grosso.

Projeto de lei n° 221/2019 – Dep. Dr. João- Proíbe a cobrança de taxa de repetência, taxa sobre disciplina eletiva e taxa de prova por parte das instituições particulares de ensino superior no âmbito do Estado de Mato Grosso e dá outras providências.

Projeto de lei n° 380/2019- Dep. Paulo Araújo- Altera dispositivos da Lei nº 7.301, de 17 de julho de 2000, para que pessoas com Síndrome de Down sejam beneficiadas com a isenção do Imposto sobre a propriedade de veículos automotores.

Projeto de lei n° 438/2019- Dep. Silvio Fávero- Institui o Programa CNH Rural para condutores de veículos que exerçam atividades na agricultura familiar e dá outras providências .

Projeto de lei n° 473/2019- Dep. Silvio Fávero- Acrescenta o parágrafo único e os incisos I e II ao art. 2º da Lei nº 8.411, de 27 de dezembro de 2005 que cria o Fundo de Reaparelhamento e Modernização do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso e dá outras providências.

Projeto de lei n° 493/2019- Lideranças Partidárias- Acrescenta dispositivos da Lei nº 7.263, de 27 de março 2000 e dá outras providências.

Projeto de lei n° 599/2019Dep. Valmir MorettoAcresce dispositivos à Lei º 7.263, de 27 de março de 2000, que cria o Fundo de Transporte e Habitação – FETHAB e dá outras providências.

Projeto de lei n° 623/2019Dep. Wilson SantosDispõe sobre a devolução espontânea do duodécimo do Ministério Público, Defensoria Pública, Poder Legislativo e Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso.

Projeto de lei n° 632/2019Dep. Silvio FáveroDispõe sobre o “Fundeb Transparente”, portal de transparência da aplicação dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb, no âmbito do Estado de Mato Grosso e dá outras providências.

Projeto de lei n° 654/2019Dep. Paulo AraújoDispõe sobre a isenção do pagamento da taxa de renovação da Carteira Nacional de Habilitação às pessoas com deficiência e dá outras providências.

Projeto de lei n° 655/2019Dep. Paulo AraújoDispõe sobre a isenção do pagamento da taxa de Emissão da Carteira Nacional de Habilitação às pessoas com deficiência e dá outras providências.

Projeto de lei n° 658/2019Dep. Valdir BarrancoDispõe sobre a isenção de tributos estaduais incidentes sobre a parcela da fatura de energia elétrica cobrada a título de bandeira tarifária, no âmbito do Estado de Mato Grosso/MT.

Projeto de lei n° 661/2019Dep. Valdir BarrancoRedução da base de cálculo do IPVA em até 50% (cinquenta por cento), para automóvel de passeio com potência até 1000cc e motocicleta, ciclomotor, triciclo e motoneta, até 125cc.

Projeto de lei n° 662/2019Dep. Xuxu Dal MolinDispõe sobre a isenção do pagamento de valores a título de inscrição em concursos públicos no âmbito do Estado de Mato Grosso, para eleitores convocados e nomeados que tenham prestado serviço eleitoral e dá outras providências.

Projeto de lei n° 683/2019Dep. Elizeu NascimentoDispõe, no âmbito do Estado do Mato Grosso, sobre a isenção da cobrança do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores – IPVA e isenção do pagamento de Imposto sobre Circulação de Mercadorias – ICMS, na compra de veículos novos aos motoristas que atuam no transporte privado escolar no âmbito do Estado de Mato Grosso.

Projeto de lei n° 684/2019Dep. Xuxu Dal MolinAcrescenta dispositivo a Lei nº7.263, de 27 de março de 2.000 e dá outras providências.

Projeto de lei n° 690/2019Dep. Wilson SantosDispõe sobre alteração na Lei nº 7.263 de 27 de março de 2000, que cria o Fundo de Transporte e Habitação – Fethab, isentando o pequeno produtor na cobrança do Fethab 3 e dá outras providências.

Projeto de lei n° 691/2019Dep. Wilson SantosTorna obrigatória a prestação de contas das receitas originárias de multas de trânsito e de sua destinação, por meio da divulgação das informações em seu sítio oficial, em local de fácil acesso ao público, no Estado de Mato Grosso.

Projeto de lei n° 732/2019Dep. Wilson SantosInstitui o Fundo de Aval Garantidor da Agricultura Familiar do Estado de Mato Grosso – Fundo de Aval, com a finalidade que especifica e adota outras providências.

Projeto de lei n° 737/2019Dep. Paulo AraújoIsenta as Associações Pestalozzi, constituídas nos Municípios do Estado de Mato Grosso do pagamento de ICMS, incidente sobre o consumo de energia elétrica.

Projeto de lei n° 738/2019Dep. Paulo AraújoIsenta a Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) constituídas nos Municípios do Estado de Mato Grosso do pagamento de ICMS, incidente sobre o consumo de energia elétrica.

Projeto de decreto legislativo n° 7/2019Dep. Lúdio CabralSusta os efeitos do Decreto Governamental nº 176, de 17 de julho de 2019, que prorroga o Decreto nº 07, de 17 de janeiro de 2019, que decreta situação de calamidade financeira no âmbito da Administração Pública Estadual.

Comentários Facebook
publicidade

Política MT

Nelson Barbudo é um dos 20 deputados mais influentes do país

Publicado

 

Parlamentar subiu 33 posições em ranking da FSB Influência.

O deputado Nelson Barbudo (PL – MT) se destaca em ranking nacional. Desta vez, o parlamentar por Mato Grosso está entre os 20 mais influentes nas redes sociais.

 

Os dados são da plataforma FSB Influência, dentro de pesquisa específica intitulada FSB Influência Congresso, que quantifica o engajamento que cada parlamentar possui nas principais mídias sociais do Brasil: Facebook, Instagram e Twitter.

Para calcular esta influência, cada parlamentar tem um índice dentro de cada uma das redes sociais, além do índice da FSB, que é calculado a partir destas métricas.

O índice FSB Influência Congresso é calculado levando-se em consideração o número de seguidores, o alcance, os posts, a eficiência, as interações e o engajamento registrados no Facebook, no Instagram e no Twitter durante o período de análise.

 

Vale lembrar que Nelson Barbudo ganhou notoriedade nas redes sociais antes mesmo da eleição de 2018, o que refletiu no pleito: ele foi o mais votado daquele ano.

 

Hoje, Barbudo conta com 108 mil seguidores no Instagram e quase 300 mil no Facebook.

 

Um outro destaque deste ranking da FSB Influência é o quanto o deputado por Mato Grosso cresceu no período analisado: Barbudo subiu 33 posições no ranking.

 

Para acessar o site e conferir a lista completa: https://fsbinfluencia.fsb.com.br/card/parlamentar/141/D81

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Delegado regional de Guarantã do Norte é pré-candidato a deputado estadual

Publicado

O Delegado Regional da Polícia Civil, Dr. Geraldo Gezoni Filho, decidiu ser pré-candidato a Deputado Estadual pelo partido PSB.

 

Geraldo informou à reportagem do site O TERRITÓRIO que se afastou das suas funções para concorrer às eleições deste ano (2022). Segundo o Delegado, a região norte precisa eleger um representante na Assembleia Legislativa para defender os interesses da população, do agronegócio, dos setores da mineração e florestal, principais atividades econômicas da região.

 

“É importantíssimo aumentarmos nossa representatividade perante o governo do Estado, informando as necessidades da nossa gente e lutando por recursos e investimentos. Precisamos investir em todas as áreas! Precisamos de recursos para fomentar o CRESCIMENTO dos nossos municípios. Precisamos unir forças com as prefeituras na defesa da região. Temos uma boa safra de prefeitos. Eu acredito que com um trabalho sério, incansável e DECENTE vamos conseguir sensibilizar o governo estadual e demonstrar o que é necessário para melhorar a vida de TODOS, sem exceção”, disse o Delegado Regional.

 

Indagado como melhorar a vida da população, Geraldo disse que todo governo tem sempre que dar atenção especial à educação, saúde e segurança: “Veja bem, na educação é imperiosa a construção de mais creches, bem como fomentar a disponibilidade de mais cursos no IFMT (Guarantã do Norte) e CEPROTEC (Matupá) para qualificar a mão de obra e agregar valor aos salários dos nossos trabalhadores. Na saúde precisamos de investimentos maciços, não podemos mais sofrer com falta de remédios nas farmácias populares e hospitais dos municípios; precisamos zerar as filas por exames e cirurgias nos hospitais. Na segurança é importante recebermos mais policiais para rechearmos nossas delegacias da Polícia Civil e batalhões da Polícia Militar. Há muito o que se fazer!”, disse o Delegado Regional.

 

Por fim Geraldo disse que vai começar a andar por todos os municípios do norte para viabilizar sua pré candidatura: “não adianta a intenção de concorrer a um cargo eletivo, é necessário ter apoio da sociedade. Vamos brigar, pelejar, lutar para mostrar ainda mais a importância do nortão para Mato Grosso e o Brasil”.

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana