CIDADES

Secretaria Municipal de Saúde realiza evento alusivo ao mês do aleitamento materno em Vila Rica

Publicado

O “Agosto Dourado” simboliza uma campanha mundial de relembrar a importância promoção do aleitamento materno dos primeiros anos de vida dos bebês.  O dourado faz alusão à definição da OMS (Organização Mundial da Saúde) para o leite materno: alimento de ouro para a saúde dos bebês.

E para celebrar a importância da campanha mundial a Secretaria Municipal de Saúde de Vila Rica, realizou na última Sexta-feira, 23 de Agosto, no Centro de Múltiplo Uso no Bairro Vila Nova, um evento denominado “Mamaço Amamentação a Base da Vida” alusivo ao Mês do Aleitamento Materno “Agosto Dourado”.

O evento contou com mais de 100 participantes, sendo 50 mulheres gestantes e nutrizes. A programação contou com um café da manhã saudável, palestras com especialistas com temas que envolvem o aleitamento materno. O Médico Ginecologista Dr. Sebastião Ferreira Paes Neto abriu as palestras e falou sobre a importância de amamentar e oque deve ou não fazer durante o período de amamentação.

Amanhã voltada ao “Agosto Dourado” ainda teve palestras com as profissionais; Nutricionista Dra. Karolainy Christina de Souza, Fisioterapeuta Dra. Otávia Severino de Queiroz, Cirurgiã Dentista Dra. Vaneza Souza Di Mambro Pimenta, Psicóloga Dra. Shirlei de Souza Ferreira Paiva.

Além das palestras ouve sorteios de brindes, avaliação antropométrica, teste de glicemia e foi realizadas 34 consultas de pré-natal.

Estiveram presente a Primeira-dama e Secretária de Assistência Social Lucy Meiry, Secretaria de Saúde Maristela Camargo e equipes do CRAS e da Saúde.

Informações importantes;

Para marcar na 25ª Semana Mundial da Amamentação, em 2017, o Congresso Nacional Brasileiro instituiu, por meio da lei número 13.435, o Mês do Aleitamento Materno: o Agosto Dourado.

O leite materno protege contra diarreias, infecções respiratórias e alergias. Ele também diminui o risco de hipertensão, colesterol alto e diabetes, além de reduzir a chance de desenvolver obesidade. Crianças amamentadas no peito são mais inteligentes. Há evidências de que o aleitamento materno contribui para o desenvolvimento cognitivo. Estima-se que o aleitamento materno poderia evitar 13% das mortes em crianças menores de 5 anos em todo o mundo por causas evitáveis.

Para a mãe reduz o peso mais rapidamente após o parto. Ajuda o útero a recuperar seu tamanho normal, diminuindo o risco de hemorragia e de anemia após o parto. Reduz o risco de diabetes. Reduz o risco de desenvolvimento de câncer de mama e de ovário.

O companheiro tem sido identificado como importante fonte de apoio à amamentação. São pessoas que tem importante papel, não apenas nos cuidados com o bebê, mas também nos cuidados com a mãe.

Todos nós podemos apoiar este processo, pois a amamentação é um esforço de equipe. Para permitir a amamentação, todos nós precisamos protegê-la, promovê-la e apoiá-la.

O evento “Agosto Dourado: Amamentação a Base da Vida” realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, coordenado pela Unidade de Saúde da Família II com Parceria com a Secretaria Municipal de Assistência social pelo CRAS, apoio do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS e comércios que se engajaram na campanha, que aconteceu no dia 23 de agosto de 2019 no período matutino.

Está inscrito na Agenda Única do Agosto Dourado 2019, da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT), ressaltando o comprometimento do município com a promoção, proteção e apoio ao Aleitamento Materno assim fortalecendo as ações desenvolvidas dentro município.

Comentários Facebook
publicidade

CIDADES

O Neurologista Dr. José Luis Maida estará atendendo dia 10 e 14de Junho no Centro Médico Domingos Salomão

Publicado

O Neurologista Dr. José Luis Maida estará atendendo dia 10 e 14de Junho no Centro Médico Domingos Salomão:

• dor de cabeça (cefaléia),

• dores na coluna (lombalgia, cervicalgia…)

• desmaios e crises epilépticas (epilepsia),

• formigamentos (parestesias) e outras alterações da sensibilidade,

• perda de força (paralisias, plegia ou paresia), AVC

• alterações do estado mental (confusão, agitação), perda de memória,

• tonturas, alterações do equilíbrio e marcha,

• movimentos involuntários (tremores, tics),

• distúrbios do sono (falta de sono ou sono em excesso),

• déficit de atenção,

• alteração do humor (irritabilidade, depressão),

• ansiedades (medos, fobias, pânico, preocupações excessivas).

AGENDE SUA CONSULTA!

📞(66)3552-1737

📱(66)99602-1267

📲(66)99649-0330

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

Centro Médico Domingos Salomão – Uma história que nasceu com Comercial Beira Mata em Guarantã do Norte

Publicado

Por Regiane Moreira

Guarantã completa 41 Anos, e aí está o motivo que aqui nos trouxe há quase 35 anos. Nosso primeiro empreendimento Comercial Beira Mata, que deixou de existir como loja de materiais para construção, mas se transformou em um nome e nos deu muita sorte nas demais atividades que optamos investir, como atualmente o Centro Médico Domingos Salomão.

Tenho muito orgulho desse nome, pois traz a honra, a credibilidade e a contribuição social da minha família a este município.

Obrigada a todos que fizeram parte da nossa história, aos amigos, colaboradores e clientes a quem devemos o que somos e o que conquistamos desde o tempo do Comercial Beira Mata. E digo mais: continuamos em “construção”… Construção de uma Guarantã melhor para que muitas famílias, assim como a minha, possa viverem e ter orgulho de morar nesta terra!

Parabéns Guarantã do Norte!!!!

Parabéns para nós!!!

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana