Na noite de sábado (24 de agosto), as bailarinas do projeto “Na Ponta dos Pés”, se apresentaram no lançamento do livro “A Fada desastrada e sua caneta encantada” escrito pela psicóloga Suelem Renier Lacerda. O grupo comandado pela professora de ballet, Dhaia Souza emocionou o público e pais que participaram do evento realizado no auditório da Secretaria de educação e cultura (SMEC). As crianças fazem parte do projeto social “Criando Laços”, desenvolvido pela Prefeitura de Diamantino, através da Secretaria de Assistência Social de Diamantino.
Após a apresentação, a autora ministrou a palestra intitulada “Leitores Reais em Tempos Digitais: a importância da literatura para o desenvolvimento infantil”. Suelem discorreu sobre a necessidade de resgatar a contação de histórias por parte dos pais. “Além de estimular os filhos ao conhecimento e à linguagem, é possível fortalecer os vínculos afetivos familiares que são fundamentais para a aprendizagem. Os pais são a referência principal para despertar o interesse das crianças pela leitura e lendo junto é a alternativa mais eficaz”, frisou.
Suelem destacou ainda que a influência da tecnologia digital no universo infantil torna-se equilibrada e a criança não fica apenas no celular ou em videogames que é por parte dos pais um dos motivos de reclamação constante deles. “A tecnologia se usada com sabedoria pode contribuir para a leitura, pois hoje existem livros interativos, com utilização de QR-CODE onde a criança pode ter acesso à conteúdos exclusivos como músicas, vídeos relacionados ao livro, recurso este que a escritora Suelem Renier Lacerda fez questão de agregar ao livro “ A fada desastrada e sua caneta ecantada” e que foi uma surpresa para quem adquiriu o exemplar.
A Escola de idiomas CNA Diamantino foi parceira do evento. "Foi um dos momentos mais gratificantes da Escola de idiomas CNA Diamantino junto com a Dra. Suelem participar da palestra e lançamento de seu livro. Nos fez reforçar a grande importância da leitura e a capacidade que o indivíduo tem de assimilar duas ou mais línguas, por este motivo, sentímo-nos lisonjeados pelo convite e parceria" comentou Márcia Pirani proprietária da CNA na cidade.
A psicopedagoga Daniely Slavik colaborou com a organização do evento e disse que foi uma grande satisfação acompanhar o lançamento da obra. " A base para o desenvolvimento da criança está na leitura", disse.
Sobre o livro
No reino encantado das Florins, a Fada Celina é uma personagem interessante, pois sua principal característica é ser desastrada e tenta buscar soluções através da Fada Rainha, a mais poderosa do reino, para resolver seus problemas, mas no decorrer da história ela acaba tendo uma surpresa e descobre poderes que vão muito além da magia, creio que as crianças podem se identificar com ela neste universo encantado.
Sobre a autora
Suelem Renier Lacerda nasceu em 20 de maio de 1988 em Espigão do Oeste/RO. É graduada em Psicologia. Especialista em Neuropsicologia pelo Centro de Estudos em Psicologia da Saúde (CEPSIC) da Divisão de Psicologia do Hospital das Clínicas/FMUSP. Pós graduada em Avaliação Psicológica pela Faculdade Santo André. Atualmente reside na cidade de Diamantino e atua como psicóloga credenciada no Tribunal de Justiça do Estado do Mato Grosso na Comarca do Fórum de Diamantino. Também atende como psicoterapeuta cognitivo-comportamental na Clínica da Dor.
A paixão da escritora pela literatura começou muito cedo, desde a infância gostava de ler e escrever. Como psicóloga nos atendimentos infantis percebeu a necessidade de livros que contribuíssem para a inteligência emocional das crianças, estimulando a imaginação e trazendo reflexões sobre temas que promovam a sensibilidade para resolução de problemas, empatia, destacando o empoderamento de ambos os gêneros.