Policia Federal

PF deflagra Operação Double Life voltada ao combate a crimes previdenciários

Publicado

São José dos Campos/SP – A Polícia Federal deflagrou hoje (5/8) a Operação Double Life, voltada ao combate a crimes previdenciários cometidos frente à agência do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, em São José dos Campos/SP.

Policiais federais deram cumprimento a 3 mandados de prisão preventiva, em desfavor de pessoas ligadas diretamente às fraudes investigadas, incluindo o servidor público, bem como, deram cumprimento a 8 mandados de busca e apreensões, nas cidades de São José dos Campos/SP, Caraguatatuba/SP e Rio de Janeiro/RJ.

A Operação contou com a participação de 28 policiais federais, 2 servidores da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, além do apoio do Ministério Público Federal de São José dos Campos.

A investigação começou em junho do corrente ano, após a notícia de que um idoso havia sido preso tentando sacar valores de aposentadoria, no Banco do Brasil em São José dos Campos, utilizando documento de identificação pessoal falso. O objetivo inicial era identificar outras pessoas envolvidas naquele crime; porém descobriu-se um esquema organizado e montado para fraudar benefícios previdenciários de outras espécies, tais como aposentadorias, auxílio doença, salário maternidade, sendo as fraudes praticadas com auxílio direto de um servidor público da agência do INSS de São José dos Campos.

Os envolvidos responderão pelos crimes de organização criminosa (art. 2º, § 4º, inciso II da Lei 12.850/2013), estelionato previdenciário (art. 171, § 3º do CPB) e inserção de dados falsos em sistema de informações (art. 313-A do CPB), com penas máximas que, se somadas, podem chegar a mais de 25 anos de prisão.

Contato:  (12) 3202-7101

Comentários Facebook
publicidade

Policia Federal

PF combate invasão de terras da União

Publicado

Porto Velho/RO – A Polícia Federal deflagrou na terça-feira (15/10) a Operação Padre Ezequiel, com o objetivo de reintegrar a posse de terras do assentamento Padre Ezequiel, no município Mirante da Serra/RO. A operação contou com a atuação conjunta de diversos órgãos. Além da PF, atuaram a PM do estado de Rondônia, o Incra, servidores da Justiça Federal entre outros.

De acordo com o que consta em processo que tramita na Vara Federal de Ji-Paraná/RO, o assentamento é objeto de invasão realizada por indivíduos que, após o desmatamento da área, promoviam o loteamento e comercialização da terra.

A operação de hoje faz parte de um conjunto de ações da PF com foco no combate ao desmatamento e invasões de terras pertencentes à União.

 

Fone: (69) 3216-6242 / 6270
E-mail: [email protected]

Comentários Facebook
Continue lendo

Policia Federal

PF combate fraudes e apura desvios de recursos públicos no RN

Publicado

Natal/RN – A Polícia Federal deflagrou nesta segunda-feira (4/11), na Região Metropolitana de Natal, a Operação Boca da Mata destinada a apurar fraudes a dispensas em licitações e desvio de recursos públicos ocorridos no município de Ceará-Mirim/RN.

Cerca de 30 policiais federais cumprem seis mandados judiciais de busca e apreensão expedidos pela 15ª Vara Federal.

A ação é um desdobramento da operação Guaraíras, deflagrada em setembro do ano passado, e que apurou o surgimento de indícios de fraude na contratação do serviço de transporte por parte da prefeitura daquela cidade.

As diligências de hoje visam reunir provas dos fatos sob investigação e esclarecer se houve pagamento de vantagem indevida a servidores públicos.

De acordo com o que foi apurado nos levantamentos feitos desde 2018, restou demonstrado ter acontecido ajuste indevido para a contratação do serviço de transporte escolar e de saúde no citado município.

(*) O nome da operação é uma referência a cidade onde teriam ocorrido os fatos sob suspeita.

 

                            

                               Comunicação Social da Polícia Federal no Rio Grande do Norte

                                                                                        [email protected] | @pfnorn | www.pf.gov.br

                                                                                                            (84) 3204.5588

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana