Policia Federal

PF investiga esquema de fraudes em contratos de manutenção de viaturas

Publicado

Palmas/TO – A Polícia Federal deflagrou na manhã de hoje (8/8) a Operação O Mecanismo, com o objetivo de fortalecer provas já documentadas em Inquérito Policial que apura crime de corrupção, peculato e organização criminosa envolvendo pessoas residentes em 07 municípios do Tocantins (Palmas, Paraíso do Tocantins, Novo Acordo, Recursolândia, Santa Tereza, Lizarda e Lagoa do Tocantins) e em Santa Cruz de La Sierra (Bolívia).

Cerca de 120 policiais federais participam da operação, a fim de dar cumprimento a 27 mandados de busca e apreensão e 32 mandados de intimação para a inquirição dos envolvidos. Todas as medidas foram expedidas pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

 A investigação aponta que empresas de Palmas/TO, que mantêm contrato de prestação de serviços de reparo de viaturas e fornecimento de peças automotivas com municípios tocantinenses, promovem reiteradamente transferências de valores e dão outras vantagens a servidores municipais comissionados, parentes e pessoas próximas dos prefeitos dos municípios com quem elas possuem contratos. 

Além dos créditos em conta corrente, apurou-se que as vantagens indevidas aos gestores públicos e pessoas próximas também eram efetivadas por meio de pagamentos de despesas pessoais como contas de telefones, IPVA, mensalidades escolares, entre outras. Os recursos dos contratos são oriundos do fundo nacional do desenvolvimento da educação e fundo municipal de saúde (SUS).

*Não haverá coletiva de imprensa. 

 

 

E-mail: [email protected]

 

***O nome da operação faz referência a seriado brasileiro que explora o crime de corrupção praticado por agentes públicos e empresários, crime investigado no presente caso.

 

Comentários Facebook
publicidade

Policia Federal

PF combate invasão de terras da União

Publicado

Porto Velho/RO – A Polícia Federal deflagrou na terça-feira (15/10) a Operação Padre Ezequiel, com o objetivo de reintegrar a posse de terras do assentamento Padre Ezequiel, no município Mirante da Serra/RO. A operação contou com a atuação conjunta de diversos órgãos. Além da PF, atuaram a PM do estado de Rondônia, o Incra, servidores da Justiça Federal entre outros.

De acordo com o que consta em processo que tramita na Vara Federal de Ji-Paraná/RO, o assentamento é objeto de invasão realizada por indivíduos que, após o desmatamento da área, promoviam o loteamento e comercialização da terra.

A operação de hoje faz parte de um conjunto de ações da PF com foco no combate ao desmatamento e invasões de terras pertencentes à União.

 

Fone: (69) 3216-6242 / 6270
E-mail: [email protected]

Comentários Facebook
Continue lendo

Policia Federal

PF combate fraudes e apura desvios de recursos públicos no RN

Publicado

Natal/RN – A Polícia Federal deflagrou nesta segunda-feira (4/11), na Região Metropolitana de Natal, a Operação Boca da Mata destinada a apurar fraudes a dispensas em licitações e desvio de recursos públicos ocorridos no município de Ceará-Mirim/RN.

Cerca de 30 policiais federais cumprem seis mandados judiciais de busca e apreensão expedidos pela 15ª Vara Federal.

A ação é um desdobramento da operação Guaraíras, deflagrada em setembro do ano passado, e que apurou o surgimento de indícios de fraude na contratação do serviço de transporte por parte da prefeitura daquela cidade.

As diligências de hoje visam reunir provas dos fatos sob investigação e esclarecer se houve pagamento de vantagem indevida a servidores públicos.

De acordo com o que foi apurado nos levantamentos feitos desde 2018, restou demonstrado ter acontecido ajuste indevido para a contratação do serviço de transporte escolar e de saúde no citado município.

(*) O nome da operação é uma referência a cidade onde teriam ocorrido os fatos sob suspeita.

 

                            

                               Comunicação Social da Polícia Federal no Rio Grande do Norte

                                                                                        [email protected] | @pfnorn | www.pf.gov.br

                                                                                                            (84) 3204.5588

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana