CIDADES

Prefeitura de Campo Verde investe na capacitação como forma de potencializar a pequena propriedade

Publicado

A pequena propriedade rural é responsável pela produção da maior parcela dos alimentos que chegam à mesa dos consumidores, no entanto, a falta de treinamento e de conhecimento adequado, muitas vezes impende o aumento da produtividade.

Para que as pequenas áreas onde é explorada a agricultura familiar possam ter sua produtividade potencializada, a Prefeitura de Campo Verde, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrícola e Meio Ambiente, está investindo na capacitação dos pequenos produtores, oferecendo à eles cursos em diversas áreas.

Esta semana estão sendo realizados dois. No Assentamento Santo Antônio da Fartura termina hoje (22) o Curso de Apicultura Avançado. Realizado por meio de parceria entre a SEDAM/CV, o SENAR/MT e o Sindicato Rural, o curso, ministrado pelo especialista em apicultura Luiz Maynard, teve a participação de 12 produtores.

Altamiro Araújo da Silva, que já cria abelhas em sua propriedade, foi um do que participou do curso. Segundo ele, a produtividade das colmeias não está sendo satisfatória, no entanto, com as técnicas aprendidas no curso avançado, ele espera mudar esse cenário.

“Esse curso é essencial porque a gente pôde saber o trato das abelhas, troca de rainha, coisas que a gente não aprende no curso básico”, disse ele, reconhecendo que a produtividade está baixa devido a falhas no manejo. “Não tinha o trato adequado”, revelou. “Com esse curso, segundo as orientações que tivemos, a gente vai produzir no mínimo 30 quilos de mel por mês em cada caixa”, destacou.

Além dos produtores do Assentamento Santo Antônio da Fartura, dois técnicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrícola e Meio Ambiente também participaram do curso. Eles terão a partir de agora, a função de multiplicar o que foi repassado no curso, dar assistência aos apicultores e também incentivar outros a se iniciarem na atividade.

De acordo com a SEDAMCV, o Santo Antônio da Fartura foi escolhido para sediar o curso, realizado na propriedade de Celso Duzanowiski, por já estar implantada na comunidade uma agroindústria para o processamento do mel. A proposta é incentivar os produtores a investirem na criação de abelhas como forma de fomentar a cadeia produtiva.

Avicultura – Na Comunidade da Serrinha, na região do Posto Limeira, 12 pequenos produtores estão participando do curso de Avicultura Básica, ministrado também através de parceria entre a SEDAM/CV, o SENAR/MT e o Sindicato Rural.

Durante o curso, que teve início na última segunda-feira (19) e será encerrado hoje (23), foram repassadas aos participantes, orientações e técnicas sobre manejo do plantel e das instalações, alimentação e sanidade das aves.

Mais capacitação – Na próxima segunda-feira (26), conforme informou a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrícola, terá início no Shopping da Agricultura Familiar o curso sobre Associativismo e Cooperativismo, destinado também aos pequenos produtores.

E para este ano, de acordo com a SEDAMCV, pelo menos mais três cursos devem ser realizados, todos em parceria com o SENAR/MT e com o Sindicato Rural. São eles: Derivados de Leite, Cultivo de Banana e Cultivo de Mandioca.

Outros cursos – Conforme informou a SEDAMCV, ao longo de 2018 e também desse ano, vários cursos foram realizados, beneficiando os pequenos produtores do Assentamento Santo Antônio da Fartura e do Assentamento Dom Osório.

Os cursos ofertados foram: Alimentação Alternativa para o Gado Leiteiro, Avicultura Avançada, Piscicultura, Manejo de Gado Leiteiro, e Administração de Pequenas Propriedades Rurais.

Comentários Facebook
publicidade

CIDADES

Fique ligado na agenda do CENTRO MÉDICO DOMINGOS SALOMÃO!

Publicado

Fique ligado na agenda do CENTRO MÉDICO DOMINGOS SALOMÃO!

Nesta quinta-feira (30/06), o UROLOGISTA Dr. Rodney Pereira estará realizando atendimentos relacionados à saude do homem, rins e vias urinárias. 

O OTORRINOLARINGOLOGISTA Dr. Eduardo Santos em também estará atendendo em sua especialidade: doenças de nariz, ouvidos e garganta.

Agende uma consulta com nossos especialistas!

Contato:

☎️(66)3552-1737

📱 (66)99602-6712

📱 (66)99649-0330

📍Rua Cambará, N° 719, Centro, em frente a AutoEscola Semáforo

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

O UROLOGISTA Rodney Pereira estará atendendo, quinta-feira, dia 30 de Junho no Centro Médico Domingos Salomão

Publicado

O UROLOGISTA Rodney Pereira estará atendendo, dia 30 de Junho.

– _Infecções urinárias_ *(cistite e pielonefrite)*

– _Cálculos renais_ *(pedras nos rins)*

– _Incontinência urinária;_

– _Infertilidade;_

– _Ejaculação precoce;_

– _Disfunção erétil;_

– _Verrugas Genitais e Feridas;_

– _Fimose;_

– _Vasectomia;_

– _Câncer de próstata e outros relacionados ao aparelho reprodutor masculino._

*Últimas vagas!*

Agendamento de consultas por telefone e

 WhatsApp:

📞(66)3552-1737 

📱(66)99602-6712

📱(66) 99649-0330

*Endereço: Cambará, n°719, em frente a Auto Escola Semáforo

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana