Pesquisar
Close this search box.

Secretaria de Educação e Cultura oferece oficinas culturais em Santa Rita do Trivelato

O primeiro projeto desenvolvido é o “Oficinas de Arte: a arte na Formação de Valores Culturais”, desenvolvido pela Arquiteta e Urbanista Larissa Machado, e implantado no município desde Junho de 2019, que tem por objetivo a disseminação artístico-cultural para crianças, jovens e adultos, através de trabalhos de artes, em oficinas práticas, onde os participantes tem a possibilidade de aprender técnicas e aprimorar seus conhecimentos, possibilitando o acesso à arte para a população e a entrada de novos artistas aos cenários cultural e artístico do município.

O projeto é realizado na Biblioteca Pública Municipal: “Preparando para o Futuro” e conta com as oficinas de Desenho Artístico, Aquarela, Pintura Livre, Arte Urbana (onde acontecem as pinturas nos bancos da Praça dos Pioneiros), Teatro e Dança. A inscrições para participar do projeto podem ser realizadas na própria Biblioteca Municipal, que passou por um processo de reforma para melhor atender seus usuários, e onde ficam expostos os trabalhos resultantes das oficinas, para apreciação dos visitantes.

A proposta geral é uma nova realidade para o município, com a implantação de um novo modelo de gestão para a cultura, através da concretização do Sistema Municipal de Cultura (SMC), tornando Santa Rita do Trivelato um centro de referência, com base nos projetos aqui desenvolvidos, destinados à promoção cultural e à ampliação do público para os equipamentos, atividades e eventos culturais.

A iniciativa é da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, através do secretário, Paulo Madson, que busca implantar e desenvolver o Sistema Municipal de Cultura (SMC), elaborado para consolidar políticas públicas para o desenvolvimento cultural, com foco na diversidade cultural local, no desenvolvimento social inclusivo e em expressões contemporâneas, visando a incentivo à cidadania e ao empreendedorismo cultural.

O projeto do SMC, abrange o CPF da Cultura, ou seja, o Conselho Municipal de Cultura, o Plano Municipal de Cultura e o Fundo Municipal de Cultura, além das demais instâncias de participação e instrumentos de gestão necessários para o fomento ao setor Cultural do município, tornando-o um centro de referência cultural, com base nos projetos aqui desenvolvidos.

Foi estabelecido no município o Conselho Municipal de Cultura (CMC), conforme Lei Municipal N°028 de 2001, que tem por finalidade assessorar a Secretaria Municipal de Educação e Cultura na criação de planos, programas e projetos vinculados à formação e à execução da política municipal de desenvolvimento da cultura.

O Conselho conta com a participação de representantes do Poder Público e da sociedade civil, para melhor atender as demandas culturais do município. A participação da sociedade civil no Conselho possibilita maiores avanços, tanto no sentido da conscientização sobre os direitos culturais que devem ser garantidos pelo Estado, quanto no do efetivo alcance social das políticas públicas.

Comentários Facebook

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade