
Visando proporcionar uma melhora na saúde e segurança da população, além de uma preservação da flora e fauna, o executivo de Cláudia por meio da secretaria de Meio Ambiente, iniciou no mês de julho o programa de brigadistas para auxiliar o Corpo de Bombeiros no município.

“De 141 cidades de Mato Grosso, 22 fizeram essa parceria de contar com uma brigada. A administração pública preocupada com a situação optou por aderir e oferecer o melhor a toda a comunidade”, destacou o prefeito Altamir Kurten.
Atualmente, Cláudia está em um momento mais tranquilo em relação a focos de incêndio. Frequentemente, os bombeiros realizam palestras nas escolas do município.
“Estamos em um momento critico a nível nacional. Em nossa cidade, infelizmente, já tivemos algumas situações de muito fogo, mas estamos mudando o cenário. Temos apenas uma equipe, então se dividimos como podemos para proporcionar o melhor a população”, destacou a responsável pela pasta de Meio Ambiente, Cleuza Dalmaso.
Ainda conforme a secretária, é essencial que a população tenha sempre em mãos o número para contato com os bombeiros.
“Todos precisam agendar para rapidamente ligar e evitar tragédias maiores. Outro ponto importante, é uma maior prevenção por parte dos moradores. Tivemos alguns focos nos assentamentos e como eles são distantes da cidade, é um pouco mais complicado”, salientou.
O telefone para contato com os brigadistas e militares é o (66) 9 9639-8068. O programa conta com uma caminhonete e um caminhão ABTF.
Situação crítica
Vale lembrar, que segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Brasil vive a maior onda de queimadas dos últimos cinco anos.
O Programa Queimadas do instituto, vinculado ao Ministério de Ciência e Tecnologia, registrou 71.497 focos de incêndio entre os dias 1 de janeiro e 18 de agosto deste ano.
O número é 82% maior do que o mesmo período do ano passado, quando foram registrados 39.194 focos de incêndio. A última grande onda aconteceu em 2016, com 66.622 focos de queimadas entre essas datas, 4.875 a menos que em 2019.