
Gestantes de diferentes idades participaram, nesta quarta-feira (28), do evento em alusão a "Campanha Agosto Dourado".

Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e as unidades básicas de saúde II e III, a iniciativa visa incentivar e conscientizar as futuras mamães sobre a importância do aleitamento materno.
Neste ano a campanha teve como tema central; “Empoderar Mães e Pais, Favorecer a Amamentação Hoje e para o Futuro” que proporcionou, entre outros atrativos, palestras, roda de conversa, sorteio de prêmios e a arte gestacional das pacientes atendidas em todas as unidades de saúde de Nova Ubiratã.
A psicóloga Daniela Bugs Klafke, abordou o tema ansiedade na gestação, vínculo mãe-bebê e transtornos psiquiátricos no pós-parto.
Os benefícios proporcionados pela massagem shantala, técnica desenvolvida na índia e que pode ser aplicada nos primeiros dias de vida da criança, foram apresentados pela fisioterapeuta Viviane da Veiga.
Ainda durante o ciclo de palestras, a enfermeira Andressa de Arruda Amorim e a nutricionista Paloma Cecília Queiroz Ferreira, desmistificaram alguns mitos e verdades sobre o aleitamento materno além de enfatizarem a importância do ato para as mães e seus filhos.
No período da tarde, as gestantes ainda passaram por tratamentos de auriculoterapia e massagem relaxante gestacional.
De acordo com a Coordenadora da Atenção Básica do município, Drª Fernanda Fabris, às ações referentes à campanha começaram no início do mês e mobilizam profissionais de diferentes setores que atuam em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s).
“Uma das formas encontradas para estimular a procura e consequentemente aumentar a quantidade de pacientes atendidas foi à implantação da sala de espera em dias específicos para as gestantes”, explica a coordenadora que reforça.
“A amamentação garante uma base sólida na saúde. Sendo que é através deste gesto que o recém-nascido tem os primeiros contatos com os anticorpos, que são as glicoproteínas responsáveis em garantir a defesa do nosso organismo”.
Outro que defendeu a iniciativa como forma de prevenir doenças e aumentar a imunidade dos recém-nascidos foi o secretário municipal de Saúde, Silvio André Stolfo.
Para o gestor, as atividades relacionadas “devem proporcionar mais conhecimento as futuras mamães”.
“Nosso objetivo é mostrar a elas [futuras mamães] os benefícios trazidos pela amamentação e dessa forma garantir que as crianças cresçam saudáveis”, assinala Stolfo.