![]() |
REALINHAMENTO Reunião preparatória do 4º Ciclo de visitas dos facilitadores dos municípios adesos ao Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado |
Conselhos de Políticas Públicas mais atuantes dentro do Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI) do Tribunal de Contas de Mato Grosso. Esse é um dos principais avanços do PDI nos últimos anos, na avaliação da secretária de Articulação Institucional do TCE, Cassyra L Vuolo. Na tarde desta sexta-feira (01/11), foi realizada reunião preparatória e de realinhamento do 4º Clico de visitas dos facilitadores dos municípios adesos ao PDI, na Escola Superior de Contas.
![](https://oterritorio.com.br/wp-content/uploads/2020/04/20221201_163832.gif)
![]() |
Secretária de Articulação Institucional do TCE-MT, Cassyra Vuolo |
![]() ______ CASSYRA L. VUOLO |
A reunião, segundo o coordenador da equipe da Universidade Federal de Mato Grosso que atua junto do TCE no PDI, Renato Neder, é sempre produtiva, pois é quando são apresentados os resultados das ações até o momento e ainda as previsões de trabalho para o futuro.
A participação dos conselhos de políticas pública tem sido cada vez mais visível, segundo a secretária do TCE. “O início dos trabalhos já incluía os conselheiros municipais, mas ainda era uma participação tímida, aos poucos foram percebendo seu protagonismo e levaram cada vez mais demandas às oficinas”, explicou. O TCE oferece capacitação por meio do ensino a distância (EAD) o que instrumentalizou a atuação dos representantes da sociedade junto ao Poder Público.
![]() |
![]() |
Coordenador da equipe da UFMT que atua junto do TCE no PDI, Renato Neder |
Ainda de acordo com Cassyra Vuolo, os planos estratégicos dos municípios já vão incluir os percentuais de atendimento das ações que a sociedade demanda. Isso porque durante as oficinas presenciais realizadas pelo TCE nos municípios polo, o Tribunal age como mediador entre os apontamentos dos conselhos de políticas públicas e os Poderes Públicos Municipais. As demandas coletadas nas oficinas são encaminhadas ao responsáveis por elaborar as peças orçamentárias. “É uma oportunidade de contribuirmos para a consolidação da Democracia ao empoderarmos os Conselhos que são os representantes da sociedade”, finalizou.